Varibilidade genética da resistência ao frio dos microtúbulos corticais em diferentes variedades e populações de Secale cereale L.
Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
1995
Search results
284 records were found.
Avaliaçäo de professores
Avaliação dos alunos
Proveniente do fundo do ex-CDE existente no IPCB
Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2010
Contém ref. bibliográficas
Investigação em saúde
Tese apresentada na Universidade de Lisboa
Ensino da matemática
Currículos experimentais
Trabalho original apresentado à Universidade de Aveiro (Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, para a obtenção do grau de Doutor em Didáctica.
O presente estudo teve como objectivo verificar quais as concepções de avaliação de dois professores de português, que instrumentos de avaliação utilizavam e se haveria alguma correspondência entre as suas concepções e a utilização de instrumentos diversificados feita de forma sistemática
A escolha do tema deve-se à polémica que a propósito dele se tem gerado nas escolas.
Este artigo apresenta de forma sumária as fases de um estudo meramente exploratório.
Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.
O estudo que vamos apresentar centra-se na linguagem de sala de aula, no contexto do ensino de inglês no 2º ciclo do ensino básico.
Envolver 4 professores cooperantes cujas aulas foram gravadas e analisadas, com a finalidade de identificar instruções claras e menos claras. Realizam-se três sessões de formação em diferentes momentos do projecto, tendo em vista o desenvolvimento profissional dos participantes.
Os resultados obtidos permitam-nos concluir que a auto-observação crítica de linguagem de sala de aula pode contribuir para um ensino reflexivo e para a emergência de professores e formadores reflexivos.
Com a presente comunicação pretende-se demostrar a importância da análise da linguagem de sala de aula, realizada pelos próprios professores, numa perspectiva crítica e de desenvolvimento profissional.
O estudo que se apresenta centra-se na clareza do discurso utilizado para dar instruções quando se organizam tarefas de índole comunicativa.
Foram gravadas aulas e transcritas as instruções, com a finalidade de, delas, se fazer uma análise detalhada.
Realizam-se três secções de formação em diferentes momentos de desenvolvimento do projecto, sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo.
Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que uma auto-observação crítica da linguagem de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores e formadores reflexivos.
Com a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação.
Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo.
Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século.
Contém referências bibliográficas
Vol. 2 : Caderno de estudos : 1961 - 2001. - 127 p.
Medidas de segurança
Escolas superiores de educação
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Doenças de animais
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Documentação e informação
Submitted in parcial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Education
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar