Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Em Portugal, a inexistência de projetos marcados pela aposta na construção da sua identidade visual é, no panorama da história da arte e do património cultural, uma realidade. Investigadores e entidades envolvidas neste campo de atuação ainda não despertaram para o valor e consistência que iniciativas com este cariz adquirem através da conceção da sua marca e do seu projeto de identidade visual corporativa. É objeto do presente estudo o processo de construção da Identidade Visual Corporativa do projeto de investigação MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI), bem como a imagem visual dos eventos realizados neste âmbito. A presente investigação partiu do estudo de casos de identidade visual corporativa nacionais relacionados com o património, bem como da apreciação de diversos autores acerca desta temática do design, sustentando assim as opções tomadas durante todo o processo prático, conduzindo à reflexão em diversos momentos da viabilidade das soluções apresentadas. A fase intervencionista envolveu a conceção da identidade corporativa MAGISTER, bem como de três eventos científicos e uma aplicação multimédia, relacionados com o mesmo projeto. Em ambos os casos, verificou-se em pleno a exploração da temática abordada - a narrativa da identidade corporativa, resultando nas soluções apresentadas no âmbito do respetivo projeto de investigação. A fase não-intervencionista tornou-se um apêndice fundamental para o entendimento da identidade visual corporativa enquanto meio estratégico de comunicação na área do património arquitetónico e histórico nacional. O estudo que deu origem a este relatório/dissertação, pretendeu, desde o momento em que se iniciou, responder à pertinência do desenvolvimento de uma narrativa gráfica para o Projeto MAGISTER, sendo este o catalisador que gere todas as opções delineadas no projeto prático construído, ancoradas numa metodologia mista, pautada pela reflecção e análise apresentada nos diversos capítulos com um maior nível de teoria, suportando o projeto realizado.
A identidade visual corporativa assume uma importância primordial no momento em que é projetada determinada estratégia de comunicação, uma vez que será a sua narrativa gráfica o elemento unificador da imagem corporativa de entidades, serviços ou iniciativas. Partindo deste princípio e conscientes de que o conceito de marca já não se cinge apenas ao mercado de consumo, o projeto de investigação MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: Protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI) sentiu a necessidade de atribuir uma identidade ao referido projeto de investigação, criando assim uma estratégia de comunicação eficaz e consistente. É a partir deste momento que o designer gráfico intervém enquanto estratega visual, capaz de traduzir os valores corporativos para uma outra linguagem que vá além da verbal.O presente artigo procura tratar o processo construtivo da identidade corporativa do projeto de investigação MAGISTER, tal como aborda a problemática da narrativa visual, enquanto fio condutor da construção da identidade, o sentido lógico dos elementos gráficos aplicados e todo o simbolismo impregnado nos seus elementos.