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Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.
Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
Relatório de Estágio apresentado a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Área de especialização em Crianças e jovens em risco.
Dissertação apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Relatório de Estágio, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar- Especialização em Crianças e Jovens em Risco
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A parte I integra a descrição e análise do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Escola de Música do Centro Cultural Pedro Álvares Cabral de Belmonte, no ano letivo de 2020/2021. A parte II descreve o projeto de investigação realizado, que tem como objetivo principal identificar e analisar os motivos que levam os estudantes a aprender guitarra portuguesa. A literatura científica tem demonstrado que a motivação é uma força dinamizadora da aprendizagem e do rendimento escolar e que um indivíduo motivado possui um comportamento ativo e empenhado no processo de aprendizagem. A presente investigação tem por base uma metodologia de natureza descritiva suportada através da recolha de dados, com base em questionários, realizados a estudantes de guitarra portuguesa. Desta forma, foi possível identificar e compreender as motivações que levaram os participantes do estudo a escolher a guitarra portuguesa como instrumento de estudo. Os dados obtidos reforçam a importância da motivação na aprendizagem, designadamente na aprendizagem da guitarra portuguesa e na escolha do instrumento. Os resultados sugerem que os motivos que influenciaram a opção pela guitarra portuguesa foram o contacto com o instrumento na escola, as audições e as noites de fados. Os aspetos mais apelativos foram a sua “arquitetura” assim como o som/timbre. As motivações que contribuíram para a continuação e persistência do estudo deste instrumento musical são, sobretudo, motivações intrínsecas.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte descreve e analisa a Prática de Ensino Supervisionada de Clarinete desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte descreve o projeto de investigação realizado, cujo objetivo principal foi identificar quais as causas a que os alunos/intérpretes de clarinete atribuem para o êxito e/ou fracasso na aprendizagem/performance do clarinete e os seus efeitos na motivação para o desempenho académico/performance musical. Pretendeu-se também conhecer a opinião dos professores de clarinete acerca da importância das atribuições causais para o sucesso da aprendizagem/performance do clarinete. As causas que os alunos/intérpretes percebem como intervenientes nos resultados que atingiram, ajudam a compreender a forma como estes se vêem a si próprios e ao mundo que os rodeia. Os esquemas de atribuição causal vão influenciar o comportamento, as emoções e as cognições de cada aluno. Ao perceberem as causas de um resultado, podem guiar o seu comportamento futuro, alterando as causas passíveis de controlar os seus desempenhos. O conhecimento das atribuições causais funcionam como motivação para um aluno/intérprete atingir melhores resultados futuros. Sendo a motivação um impulsionador da aprendizagem e as atribuições causais um método de motivação, e de acordo com a experiência obtida enquanto docente na Prática de Ensino Supervisionada e como investigador no Projeto de investigação realço a importância das atribuições causais na aprendizagem do clarinete. Neste presente relatório estão descritas quais as causas mais atribuidas no bom e no fraco desempenho musical de estudantes de clarinete. Para situações de bom desempenho, as causas são maioritariamente internas, instáveis e controláveis, ou seja, dependem apenas do sujeito e passíveis de mudar. Para situações de fraco desempenho as causas apontadas neste relatório são maioritariamente externas, instáveis e incontroláveis, isto é, dependem do meio onde o sujeito está inserido e não dependem do controlo deste. As atribuições são cruciais para o desenvolvimento do aluno/intérprete de clarinete pois podem instigar comportamentos futuros. Desta forma, o aluno/intérprete de clarinete poderá ter controlo da sua preparação para a perfomance e do seu desempenho, e o professor poderá agir de forma objetiva na evolução do aluno.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários ao grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Relatório de Estágio Profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.
Este relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e do Projeto do Ensino Artístico e constitui duas partes: a prática supervisionada e o trabalho de investigação. A primeira parte deste relatório consiste na descrição da prática supervisionada num contexto de ensino individual e de música de conjunto. A primeira parte do relatório pretende assim, apresentar toda a contextualização da instituição e dos alunos onde decorreu a prática supervisionada, bem como todas as planificações que constam deste processo. No final pretende-se ainda uma reflexão crítica pessoal da prática pedagógica realizada. A segunda parte deste relatório consiste num estudo de natureza investigativa, que pretende compreender a influência da motivação no exercício da docência no ensino especializado da música. A temática escolhida prende-se com a verificação de que no âmbito desta matéria, existe uma investigação pouco aprofundada sobre a motivação no exercício da docência na área do ensino especializado da música. Como tal, esta investigação torna-se pertinente, face a todo o descontentamento que presenciamos hoje em dia no contexto educacional. O ensino artístico nas últimas décadas tem sido alvo de grandes transformações, transformações essas, que, de igual forma, contribuíram para uma alteração dos contextos envolventes. No seguimento desta temática a investigação pretende explorar a importância da motivação na prática educacional artística e musical, questionando e equacionando os fatores que intervêm direta ou indiretamente no desempenho do docente, bem como fomentar o interesse e desenvolvimento de novas e mais aprofundadas investigações no campo da motivação na docência e com especial enfoque no ensino artístico especializado da música. Foi assim possível verificar que a motivação é fundamental para o exercício da docência. Para tal constatámos que fatores de reconhecimento, relacionamento e de realização profissional e pessoal, demonstram ser preferentemente geradores da motivação, e que fatores externos como as politicas públicas, as condições físicas, o salario, o vinculo laboral, por si só não foram considerados como promotores da motivação. Concluímos assim, que fatores internos apresentaram ser mais geradores da motivação face a fatores externos.
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia d’Artes de Cinfães no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Na primeira parte foi realizada uma caracterização da escola e dos alunos e apresentadas algumas das planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e suas implicações para a minha prática profissional. Tendo como base os inúmeros estudos desenvolvidos que demonstram a importância da motivação para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos alunos, na segunda parte do relatório é apresentado o estudo de investigação intitulado Motivação na Aprendizagem do Violino, que procura investigar, através da opinião de alunos, professores e pais/encarregados de educação, se a motivação assume um papel importante na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente o violino. Quem são os principais responsáveis pela ativação da motivação? O aluno? Os professores? Os pais? Todos? Os dados recolhidos neste relatório final mostram que só uma boa relação entre estes três agentes educativos (alunos, professores e pais), nomeadamente o acompanhamento/supervisão e a orientação apoiante e estimulante dos diferentes intervenientes, potencia a motivação e a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos inquéritos aos intervenientes permitem evidenciar que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do Violino, traduzindo-se num melhor desempenho, maior interesse e dedicação e, consequentemente, numa aprendizagem de sucesso.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música. - Variante Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Variante Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Variante Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
O livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.