Search results
3 records were found.
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio é constituído por duas partes. Na primeira
apresentam-se os registos da prática de ensino supervisionada efetuada na Escola
de Música do Colégio Moderno. A segunda consiste no projeto de investigação, onde
se identificam as diferentes abordagens no início do estudo de piano, com o tema:
Iniciação ao estudo do piano - diferentes abordagens.
Em Portugal, temos um foco do ensino artístico assente em escolas de ensino
especializado, como é o caso dos conservatórios de música. O ensino do piano é uma
das disciplinas mais procuradas nesses mesmos estabelecimentos, sendo
necessário dar resposta à procura existente. Logo, existe um número elevado de
professores de piano com características, ideologias e tradições diferentes, o que
resulta em metodologias de ensino diferentes. Não existindo um programa
padronizado para todas as escolas de música do país, cabe a estas escolherem o seu
programa pedagógico. Assim, pretendeu-se investigar as diferenças existentes nas
escolhas dos professores no período da iniciação ao estudo do piano, tanto a nível
do material pedagógico utilizado, como aos parâmetros de aprendizagem a que dão
mais importância.