Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

102 records were found.

Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Educaçäo Especial
O presente trabalho, foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, administrada no Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que confere habilitação profissional para a docência em escolas do ensino vocacional e profissional de música. Este decorreu de forma articulada com o Conservatório de Artes Canto Firme, de Tomar. Na primeira parte, será apresentada a síntese da prática pedagógica, desenvolvida nas disciplinas de Trompete e Música de Câmara, realizada no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, no ano letivo 2015/2016. Posteriormente, será apresentada uma contextualização histórica e do meio envolvente da escola, projeto educativo, planificações, relatórios de aula da Prática Pedagógica e uma reflexão crítica relativamente à Prática Pedagógica. Na segunda parte, será apresentada uma proposta de um Manual de Trompete: Exercícios técnicos e repertório relevante para a aprendizagem no Ensino Secundário - Curso Profissional. Esta secção, encontra-se dividida em sete capítulos: no primeiro debruço-me sobre uma contextualização histórica e evolutiva dos Cursos Profissionais de Música em Portugal e a forma como são estruturados atualmente, no segundo é feita referência às metodologias e conceitos de dez pedagogos relevantes no ensino do trompete atualmente, no terceiro realizo uma descrição pormenorizada da minha experiência pessoal enquanto docente do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete, no quarto será feita referência ao motivo e objetivos da proposta, no quarto serão apresentados os questionários realizados a seis docentes que lecionam atualmente os Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete em Portugal e respetivos resultados, no quinto é feita uma proposta de um programa curricular, contendo planificações modulares e a sugestão do trabalho que deve ser implementado e desenvolvido em cada módulo, por fim, é realizada uma reflexão final do trabalho desenvolvido ao longo de toda esta investigação.
Contém referências bibliográficas
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Complutense de Madrid
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Trompete.
Este relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, que decorreu no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, em Viseu. Reflete também o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico”. O trabalho divide-se em duas partes, sendo que na primeira é apresentada a caracterização da escola e dos alunos, relatórios de aula e uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado no estágio. Na segunda parte, é exposto o trabalho de investigação intitulado “Manual para o Aluno Iniciado no Estudo do Trompete”, onde são abordadas questões técnicas, problemas e soluções práticas fundamentadas.
Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16027TFCEARZ.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28787TFCA
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Agronomia.
Dissertação do Mestrado em Engenharia Zootécnica ministrado pela Universidade dos Açores em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Tecnologias e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
Trabalho elaborado para efeitos de obtençäo do Grau de Mestre em Produçäo Animal
Dissertação apresentada à Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Produção Animal.
Tese apresentada ao Swiss Federal Institute of Technology, para obtenção do Grau de Doutor em "Natural Sciences".
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompete) e Música de Conjunto
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26091TFCEARZ.
A raça Limousine é originária da França e está presente em Portugal desde meados do século XX. Atualmente, encontra-se perfeitamente estabelecida em Portugal e conta com um efetivo de mais de 4 000 fêmeas reprodutoras em controlo de performance. É explorada por todo o território continental e ilhas, tanto em linha pura como para cruzamentos com outras raças (autóctones e exóticas). Este trabalho teve como objetivo avaliar a depressão consanguínea em carateres produtivos nos bovinos da raça Limousine em Portugal. A análise realizou-se a partir de uma base de dados com 134 549 registos de genealogias, que incluem registos de morfologia, produção, reprodução e comportamento. Foram estimados os valores genéticos e efeitos fixos para os carateres incluídos anualmente na avaliação genética e, para além destes, foram ainda estimados os parâmetros genéticos, valores genéticos e efeitos fixos para a idade ao 1º parto (ID1P), a longevidade produtiva (LP) e o peso aos 120 dias de idade (P120). As estimativas efetuaram-se por máxima verosimilhança restrita, com recurso ao software MTDFREML e por BLUP – Modelo Animal. As performances produtivas estudadas, foram afetadas pelos efeitos fixos, nomeadamente exploração*ano, idade da vaca no momento do parto, sexo do vitelo e mês de nascimento do vitelo. A consanguinidade média estimada para os bovinos da raça Limousine em Portugal nascidos entre 2013 - 2018 foi de 1,5%. O peso aos nascimento (PN), o P120 e o peso aos 210 dias (P210) mostraram ser afetados negativamente pela consanguinidade. O PN sofreu um decréscimo de 0,013 Kg e 0,009 Kg por cada 1% de consanguinidade individual e materna, respetivamente. Para o P120 verificou-se um decréscimo, por cada 1% de consanguinidade individual e materna, de 0,432 Kg e 0,289 Kg, respetivamente. Para o P210 verificou-se um decréscimo por cada 1 % de consanguinidade individual e materna de 0,684 Kg e 0,390 Kg, respetivamente. Os carateres de conformação também são afetados negativamente pela consanguinidade, tendo sido o Desenvolvimento Muscular (DM) o carater mais afetado (-0,93 pontos por 1% de consanguinidade). A Aptidão Funcional (AF), por cada 1% de consanguinidade, sofreu um decréscimo de 0,045 pontos e o Desenvolvimento Esquelético uma redução de 0,008 pontos. Para a Condição de Nascimento (CondNasc) verificou-se um antagonismo, ainda que pouco significativo, entre os efeitos da consanguinidade individual e materna. O intervalo entre partos (IntP) foi afetado desfavoravelmente pela consanguinidade, em média, +1,02 dias. A LP foi comprometida em -0,23 dias por cada 1% de consanguinidade e a ID1P é atrasada em 0,07 dias. O temperamento (TE) não é significativamente influenciado pela consanguinidade. Em suma, com este trabalho, foi possível concluir que, mesmo com valores de consanguinidade reduzidos, os seus efeitos nos carateres estudados foram evidentes.
A população Malhado de Alcobaça (MA) é uma raça suína autóctone portuguesa que pode ser encontrada predominantemente na região centro Oeste de Portugal. A população MA, conhecida historicamente como Porco Sintrão, Torrejano, da Granja, da terra, está atualmente distribuída por 7 explorações produtoras, com um efetivo reprodutor adulto de 191 fêmeas e 12 varrascos. Neste trabalho fez-se uma caracterização demográfica do MA com recurso a software próprio, tendo por base a informação contida no Livro Genealógica da raça, com o objetivo de avaliar o estado da diversidade genética e identificar os fatores que a possam de certa forma condicionar. A análise incidiu num total de 7872 animais, nascidos entre 1985 e 2017. Avaliou-se a evolução do efetivo e dos criadores da raça, o grau de preenchimento das genealogias, o intervalo entre gerações, o tamanho efetivo da população, os fundadores e ascendentes e a consanguinidade e sua evolução. O grau de preenchimento da genealogia é bastante completo, em que 99,9% dos animais nascidos entre 2000 e 2017 têm progenitores conhecidos. O intervalo médio entre gerações estimado foi de 2,51 anos e o tamanho efetivo da população de 50,94 animais. Estimou-se para a população um número efetivo de fundadores (fe) e de ascendentes (fa) de 13,70 e 12,64, respetivamente, com 5 ascendentes responsáveis por 50% da variabilidade genética. Animais nascidos entre 2000-2017 têm uma consanguinidade média de 14%. O maior risco de perda de diversidade genética, resulta de um aumento acentuado do coeficiente de consanguinidade ao longo dos anos; porém, nos últimos anos estudados, verificou-se uma diminuição deste agravamento, provavelmente como resultado de um maior controlo dos emparelhamentos.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14866TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8093TFCPAN.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14424TFCPAN.
Relatório Final do Mestrado em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação de Mestrado em Engenharia Zootécnica realizado na Universidade dos Açores em colaboração com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Universidade dos Açores para obtenção do Grau de Mestre em Gestão e Conservação da Natureza no âmbito do Curso de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, ministrado pela Universidade dos Açores em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Aberdeen-Angus é uma raça bovina que reúne características de rusticidade, produção elevada e de qualidade da carne particular, que permitem uma elevada rentabilidade. Foram analisados registos zootécnicos de um total de 72 animais (de países de origem diferentes) de uma exploração bovina da raça Aberdeen-Angus em regime extensivo, em condições portuguesas de montanha entre os anos de 2010 e 2016, com o objetivo de determinar índices de produtividade da exploração e identificar limitações de eficiência reprodutiva e produtiva. Realizaram-se ainda, estimativas dos parâmetros genéticos e do valor genético individual (EBV) através do modelo animal (com estimativas BLUP) para os seguintes critérios: intervalo entre parto (IP); peso ao nascimento (PN); peso aos 90 (P90), 200 (P200) e 400 dias (P400) de idade. Os resultados reprodutivos do presente estudo sugerem que em determinados aspetos, principalmente no maneio reprodutivo, apesar da tecnologia utilizada ser a mais recomendada, os fundamentos básicos como a nutrição e a condição corporal do animal foram determinantes para que os resultados ficassem aquém do esperado. Apesar da maioria dos indicadores nos dizerem que o maneio reprodutivo não é eficaz, podemos concluir que esta raça responde bem em termos reprodutivos sendo que 64,9% das fêmeas do efetivo ficaram gestantes com uma única inseminação e apenas 5,4% necessitaram de quatro ou mais inseminações artificiais para ficarem gestantes. As fêmeas do efetivo com melhor EBV no intervalo entre parto foram as de origem portuguesa; no peso ao nascimento foram as de origem no Reino Unido e no peso aos 400 dias destacou-se a Irlanda. A resposta observada, à seleção praticada, apresentou variabilidade marcada ao longo dos anos; para o IP, o PN, o P90 e o P400, não se observou nenhuma tendência aparente de alteração dos valores médios, enquanto para o P200, considerando os animais nascidos desde 2004/05, parece haver uma tendência para aumentar. Os resultados, no geral, são limitados pelo reduzido número de registos e realça-se a necessidade de continuação deste trabalho.
A caudofagia, um dos problemas comportamentais mais frequentes na produção intensiva de suínos, afeta tanto os índices zootécnicos como a saúde e o bem-estar dos animais e pode ser influenciada por condições ambientais (e o seu enriquecimento), alimentação, saúde dos animais e outros fatores individuais. A amputação de caudas é utilizada como prevenção da caudofagia em aproximadamente 95% das explorações portuguesas. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito do enriquecimento ambiental na incidência de lesões, comparativamente à prática de amputação de caudas, numa exploração intensiva de produção de leitões, na Quinta de Santo Cristo, Euroeste, Agrupalto, SA. Estudaram-se ainda, dentro do enriquecimento ambiental, vários manipuláveis: 12 manipuláveis comerciais, cedidos pela Morepig, no primeiro ensaio (1200 animais) e cortiça (em bruto e em aglomerados) cedidos pela Corticeira Amorim (208 animais), em lotes de animais com densidade fixa (0,23 m2/animal), durante o período de recria de leitões. No fim da recria, observou-se maior % de animais com lesões, nos lotes com cauda inteira e com o ambiente “mínimo” (enriquecimento apenas com correntes). No tratamento com alternância semanal de manipuláveis, o nível de lesões foi menor (51,9±14,7%) e menos graves (50,9±14,7% L1 e 1±0,5% L2). O tratamento com os manipuláveis “Luna 117” e “Cordas”, colocados em simultâneo, foi o que apresentou mais interações (54,4±2% animais/lote) em contraste com o menor valor observado, no ambiente “mínimo” (21,2±0,5% animais/lote). Entre os manipuláveis estudados, o “cesto de aparas com jornal” foi o preferido pelos leitões (17,5±5,1% de interação, lotes com cauda amputada e 24,1±4,7%, lotes com cauda inteira); as menores interações observaram-se com a “bola branca pendurada” (3,2±0,5%, lotes com cauda amputada e 2,1±0,4%, lotes com cauda inteira). As interações com as “caudas” entre os leitões do lote, foram maiores nos tratamentos com cauda inteira (9,5±0,5% animais/lote) e ambiente “mínimo” (8,4±0,5% animais/lote). A interação com a cortiça (34,3±4,4%) foi superior quando comparada às correntes (10,1±0,5%). O bloco de cortiça em bruto foi o preferido (48,9±9%), ao contrário do aglomerado 8405/00 (5cm) que apresentou a menor interação (8,4±3%). Concluindo, a amputação de caudas poderá representar uma importante ferramenta de maneio nas explorações porque diminui significativamente as lesões por caudofagia. O enriquecimento ambiental revelou ser uma medida fulcral para diminuir as interações com as caudas e orelhas e, consequentemente, diminuir a incidência de caudofagia; os melhores resultados foram obtidos com alternância semanal de manipuláveis. Apesar de já existirem estudos, ainda é importante sensibilizar os produtores e as empresas envolvidas neste setor, para o impacto que estas medidas poderão ter nas práticas diárias das explorações.
Dissertação apresentada à Universidade dos Açores para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica, no âmbito do Curso de Mestrado em Engenharia Zootécnica, ministrado pela Universidade dos Açores em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica