Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

O presente trabalho, foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, administrada no Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que confere habilitação profissional para a docência em escolas do ensino vocacional e profissional de música. Este decorreu de forma articulada com o Conservatório de Artes Canto Firme, de Tomar. Na primeira parte, será apresentada a síntese da prática pedagógica, desenvolvida nas disciplinas de Trompete e Música de Câmara, realizada no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, no ano letivo 2015/2016. Posteriormente, será apresentada uma contextualização histórica e do meio envolvente da escola, projeto educativo, planificações, relatórios de aula da Prática Pedagógica e uma reflexão crítica relativamente à Prática Pedagógica. Na segunda parte, será apresentada uma proposta de um Manual de Trompete: Exercícios técnicos e repertório relevante para a aprendizagem no Ensino Secundário - Curso Profissional. Esta secção, encontra-se dividida em sete capítulos: no primeiro debruço-me sobre uma contextualização histórica e evolutiva dos Cursos Profissionais de Música em Portugal e a forma como são estruturados atualmente, no segundo é feita referência às metodologias e conceitos de dez pedagogos relevantes no ensino do trompete atualmente, no terceiro realizo uma descrição pormenorizada da minha experiência pessoal enquanto docente do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete, no quarto será feita referência ao motivo e objetivos da proposta, no quarto serão apresentados os questionários realizados a seis docentes que lecionam atualmente os Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão - Variante Trompete em Portugal e respetivos resultados, no quinto é feita uma proposta de um programa curricular, contendo planificações modulares e a sugestão do trabalho que deve ser implementado e desenvolvido em cada módulo, por fim, é realizada uma reflexão final do trabalho desenvolvido ao longo de toda esta investigação.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Trompete.
Este relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, que decorreu no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, em Viseu. Reflete também o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico”. O trabalho divide-se em duas partes, sendo que na primeira é apresentada a caracterização da escola e dos alunos, relatórios de aula e uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado no estágio. Na segunda parte, é exposto o trabalho de investigação intitulado “Manual para o Aluno Iniciado no Estudo do Trompete”, onde são abordadas questões técnicas, problemas e soluções práticas fundamentadas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompete) e Música de Conjunto