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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto. Encontra-se dividido em três partes, sendo que a primeira é alusiva à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Música de Ferreirim e, a segunda, referente ao Ensino de Trompete nesse contexto. A terceira parte engloba a Investigação na Prática de Ensino, sendo intitulada de “Meios/Técnicas facultativas para a resolução de problemas nos aerofones – trompete”. Tocar um instrumento de sopro, seja de madeira ou de metal, requer muita prática e horas de estudo, para que se possa alcançar uma boa performance enquanto instrumentista. No entanto, nem sempre o estudo é executado da melhor maneira, pois há vários problemas que se encontram associados à prática de instrumento, nomeadamente uma incorreta posição da embocadura e/ou língua, uma errada forma de respiração e focagem do ar e até mesmo uma prática errada no que toca ao tempo de descanso. Para além de todos estes fatores que condicionam a performance do instrumentista, também há causas naturais que podem contribuir para que o tempo de estudo ou a prática de instrumento não seja tão produtiva, como o stress, a ansiedade e o cansaço. Então, neste âmbito, há dois aspetos fulcrais dos quais o instrumentista deve ser detentor: em primeiro, ter conhecimento de meios/técnicas que o auxiliem na resolução de problemas que o condicionam, tendo noção do aparelho ao qual deve recorrer e que melhor o auxiliará. Em segundo, todos os professores de instrumento devem orientar os seus alunos, conhecendo os métodos e aparelhos que se devem aplicar, de forma que as limitações que o aluno sente face à prática de instrumento sejam melhoradas e/ou resolvidas, para que este alcance uma boa performance musical. Desta forma, o presente relatório tem como objetivo explorar vários meios/técnicas que auxiliem na resolução de problemas de aerofones, principalmente de trompete. Para complementar toda a informação teórica ao qual se recorreu, foi realizada uma metodologia de investigação, com recurso a um inquérito por questionário, sendo aplicado a instrumentistas de trompete, que toquem por hobbie ou que seja a sua profissão, como forma de perceber se estes recorrem ao uso de aparelhos respiratórios ou outros meios para auxiliar nas limitações que apresentem e melhorar a sua prática de estudo. A amostra do estudo engloba quarenta indivíduos e, de entre as conclusões, pode-se denotar que, o facto de alguns indivíduos tocarem apenas por hobbie, poderá condicionar o uso destes aparelhos e, consequentemente, a sua performance musical.