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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
As marcas fazem parte do quotidiano da sociedade contemporânea, promovendo
comportamentos e mediando a relação entre pessoas e grupos. São esses elementos
que geram conhecimento ao nosso redor, para que todos possamos nos conectar
uns com os outros. A Gestão do Design tem o importante papel de articular pessoas,
departamentos, de alinhar estratégias, optimizar métodos, processos e decisões para
incrementar a qualidade dos produtos/serviços e o valor de marca. No âmbito desta
investigação pretende-se estudar o contributo do Design para a eficácia e melhoria
da comunicação empresarial, nomeadamente pela sua gestão e alinhamento com os
objetivos organizacionais.
O processo investigativo foi desenvolvido em contexto de estágio ao longo de seis
meses, na associação ITGA -International Tobacco Growers Association, pela realização
de projetos ao nível do Branding e Identidade Visual Corporativa ou de Marca, Design
Editorial e interface para Web Design.
A investigação baseia-se numa metodologia mista, combinando métodos
intervencionistas e não-intervencionistas. A componente não intervencionista visa o
enquadramento teórico e a explanação de conceitos na esfera do Gestão de Design.
Relativamente à investigação ativa, esta consistiu na realização de estudo de caso de
tipo exploratório, correspondendo aos projetos elaborados em contexto de estágio.
Com este trabalho investigativo foi possível constatar o modo como a Gestão do
Design é relevante para a integração do Design na empresa e para a competitividade
organizacional, especificamente em termos de qualidade e desenvolvimento de novos
produtos, suportes de comunicação e da própria proposição de valor.
A experiência de estágio serviu como um agregador de conhecimento e permitiu
aplicar métodos de Gestão do Design com sentido estratégico, correlacionando-os com
a revisão da literatura.
A introdução do departamento de Design na associação gerou benefícios ao nível
da qualidade e eficácia da comunicação institucional, na sua gestão. Além disso, o novo
departamento de Design permitiu reduzir os custos com a comunicação e rentabilizar
o investimento