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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
As marcas fazem parte do quotidiano da sociedade contemporânea, promovendo comportamentos e mediando a relação entre pessoas e grupos. São esses elementos que geram conhecimento ao nosso redor, para que todos possamos nos conectar uns com os outros. A Gestão do Design tem o importante papel de articular pessoas, departamentos, de alinhar estratégias, optimizar métodos, processos e decisões para incrementar a qualidade dos produtos/serviços e o valor de marca. No âmbito desta investigação pretende-se estudar o contributo do Design para a eficácia e melhoria da comunicação empresarial, nomeadamente pela sua gestão e alinhamento com os objetivos organizacionais. O processo investigativo foi desenvolvido em contexto de estágio ao longo de seis meses, na associação ITGA -International Tobacco Growers Association, pela realização de projetos ao nível do Branding e Identidade Visual Corporativa ou de Marca, Design Editorial e interface para Web Design. A investigação baseia-se numa metodologia mista, combinando métodos intervencionistas e não-intervencionistas. A componente não intervencionista visa o enquadramento teórico e a explanação de conceitos na esfera do Gestão de Design. Relativamente à investigação ativa, esta consistiu na realização de estudo de caso de tipo exploratório, correspondendo aos projetos elaborados em contexto de estágio. Com este trabalho investigativo foi possível constatar o modo como a Gestão do Design é relevante para a integração do Design na empresa e para a competitividade organizacional, especificamente em termos de qualidade e desenvolvimento de novos produtos, suportes de comunicação e da própria proposição de valor. A experiência de estágio serviu como um agregador de conhecimento e permitiu aplicar métodos de Gestão do Design com sentido estratégico, correlacionando-os com a revisão da literatura. A introdução do departamento de Design na associação gerou benefícios ao nível da qualidade e eficácia da comunicação institucional, na sua gestão. Além disso, o novo departamento de Design permitiu reduzir os custos com a comunicação e rentabilizar o investimento