Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Zootécnica
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária. Só estão disponíveis as páginas iniciais do trabalho incluindo o Resumo e os Índices.
Este trabalho teve como objetivo principal, a comparação dos parâmetros produtivos de três estirpes de galinhas poedeiras. Os parâmetros produtivos foram comparados entre estirpes, Bovans, Lohmann e Dekalb, com 141925, 157392 e 163517 galinhas poedeiras, respetivamente. Durante o período de crescimento os bandos Lohmann e Dekalb foram sujeitos a um programa de luz intermitente, enquanto que o bando Bovans, foi sujeito a um programa de luz continuo. A estimulação luminosa, durante a recria e pré-postura, originou um início de postura precoce, menor peso médio do ovo e maior taxa de postura. Em postura, os bandos foram sujeitos a um programa adaptado a cada bando conforme o peso corporal médio. Tanto no período de crescimento como no período de postura, os tipos de alimento distribuído foram semelhantes, assim como as condições de maneio. O bando Lohmann foi o que registou menor consumo de alimento e I.C. alimentar, tanto na recria como durante a postura em relação aos outros bandos. O bando Bovans foi o que obteve o consumo médio de ração por galinha mais elevado com 118,77g seguido do bando Dekalb com 117,07 g e Lohmann com 111,53 g. As três estirpes apresentaram taxas de postura significativamente superiores aos valores standard (⍴≤0,05), tendo o bando Dekalb obtido a taxa de postura mais elevada, com 91,49%, enquanto que os bandos Bovans e Lohmann obtiveram 90,85% e 88,7%, respetivamente. No que diz respeito ao peso do ovo, não houve diferenças significativas (⍴≤0,05) entre os bandos, no entanto, o bando Lohmann obteve o peso médio do ovo mais elevado com 61,49g, seguindo-se o bando Bovans com 60,28g e o bando Dekalb com 60,19g. Em relação ao número de ovos e massa de ovo, o bando Dekalb produziu mais ovos (435) e maior massa de ovo por galinha (26,17 Kg). A taxa de mortalidade acumulada (11,25%) do bando Lohmann, foi significativamente mais elevada (⍴≤0,05) do que nos bandos Bovans e Dekalb. O bando Lohmann apresentou uma rentabilidade económica 12,7% e 17% superior aos bandos Dekalb e Bovans respetivamente, como consequência do menor consumo de ração, menor índice de conversão alimentar e maior peso médio do ovo.