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Contém referências bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
O presente projeto surge para dar resposta a lacunas existentes na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. O projeto teve como principal objetivo corrigir problemas como: incoerência gráfica e semântica, falta de contraste, ilegibilidade na comunicação da Identidade Visual Corporativa e no sistema de orientação, que comprometiam a utilização e compreensão dos seus meios de comunicação e espaços. Em termos de metodologias não intervencionistas, foram estudadas obras de autores de referência, com o intuito de adquirir e consolidar novos conhecimentos. Para além da revisão da literatura, foi fulcral conhecer estudos de casos de situações semelhantes, tendo estes sido uma mais-valia na aquisição de conhecimentos e de uma realidade aplicada. Com a revisão da literatura verificou-se o quanto é relevante o contributo do design para a humanização em meios hospitalares, a importância da coerência e inclusividade na comunicação visual, e o quanto é fulcral o design de informação na criação e uniformização de uma sinalética corporativa. A investigação ativa consistiu no design da Identidade Visual e no respetivo sistema de orientação e informação. Com as bases necessárias procedeu-se ao redesign da identidade visual e da sinalética corporativa, tendo sempre em conta questões como acessibilidades, humanização, inclusividade e o público-alvo, bem como a definição de submarcas da ULSCB. Uma outra componente não intervencionista consistiu na observação direta e, posteriormente, na implementação de testes e técnicas como desfoque da marca gráfica, Teste de Estimação da Compreensão e Teste de dimensões de placas. O desenvolvimento desta investigação representa a melhoria da comunicação da ULSCB, nomeadamente em adequação e coerência gráfica e semântica, adequadas ao perfil de utilizador, definindo-se alguns princípios de design que assegurem a consistência e uniformização de todos os meios de identidade visual, desde a marca gráfica à sinalética. Deste modo, conclui-se que este projeto contribuiu, de forma positiva para que a comunicação corporativa da ULSCB passasse a estar de acordo com os seus valores, sua missão, posicionamento e conceito que a entidade pretende transmitir.
In the scope of Branding projects, the (re) designing of the Visual Identity of Brands or in the scope of audits of Brand Image, we proceed to the research on Brand Marks. This analysis falls on the Brand Marks that will be intervened, but also on Brand Marks of competitors or cases considered as good practices. The research stage on Brand Marks is common in academic or professional projects and students and professionals have difficulty in giving meaning and usefulness to the information collected. The most widely used visual analysis tools allow for the characterization of samples made up of Brand Marks, but these do not help in the extraction of specific conclusions centered on meaning and design. This article describes the development of the competitors map, the Visual Research Tool which allows the objective analysis of Brand Marks, which allows for decision making about the design effectiveness of an isolated Brand Mark or about its (re) design by comparison to a sample of competing Brand Marks. This Visual Research Tool has been developed through literature review, analysis of other tools, the inclusion of a semantic, syntactic and pragmatic analysis, which also includes classifications such as the iconicity scale or the Vienna Classification, as well as principles of visual rhetoric. Using visual and symbolic data, this Visual Research Tool supports professionals and students to create strategic strategies for Brand Visual Identity. This article reports on the creation and evaluation of the Brand Marks’ competitor map.
The purpose of the article is to study how the brand’s visual identity contributes to the understanding, accessibility and enjoyment of information, adapting the message to different cultures and profiles of people, users or target audiences. Identity promotes sustainability and respect for people’s quality of life. The methodology used is mixed, including a non-interventionist phase consisting in the study of competing brands, audience map and persona method and an interventionist component through project-grounded design research, which includes participatory methods such as co-design and Design thinking. The results are a visual identity of the mountain olive oils brand that acts simultaneously as an interface of representation of the collective, the individual and the region (internal audiences), fulfilling the expectations and needs of the target public and other stakeholders. Design principles and good practices are also defined to ensure that visual identity continues to function as a cultural interface of the territory in a sustainable logic and not just business requirements.