Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.