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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Contém ref. bibliográficas
O estudo buscou identificar a necessidade da preparação gráfica da marca de
azeites Fio da Beira para iniciar um processo de internacionalização, em específico
para o mercado do Panamá. Definindo assim a melhor forma de um possível redesign
da personalidade e expressão desta marca para atender às tendências locais do país,
permitindo a inserção do seu produto de forma coerente. A dissertação tem parceria
com a InovCluster, associação voltada à contribuição para o aumento da
competitividade dos sistemas produtivos local e regional, situada na cidade de Castelo
Branco.
Para o desenvolvimento do projeto de investigação utilizou-se uma metodologia
não intervencionista com observação direta, onde foram realizados estudos de
mercado. Nesta busca por informação, é possível entender como funciona a realidade
do Panamá, sua situação financeira, como a sua história e geografia interferem na
cultura do país, suas leis e políticas para a importação de alimentos e como funciona
psicograficamente os hábitos de consumo da população. Através do cruzamento de
informações e análise dos resultados encontrados, é possível concluir qual o caminho
mais assertivo que a marca da empresa deve adotar para obter sucesso em sua
internacionalização, em nível de marca gráfica e comunicação. Além dos resultados
deste estudo serem de extremo interesse da marca Fio da Beira, é também um auxílio
para outras marcas do mesmo setor alimentar que tenham o interesse na exportação.
Assim podendo definir corretamente um novo posicionamento e uma nova
personalidade gráfica para a marca, tendo maior probabilidade de aceitação deste novo
público.
Com a evolução da resolução do problema encontrado neste projeto, pretendeu-se
definir um diagrama vertente ao estudo de mercado, mostrando com clareza os pontos
importantes a serem explorados quando se deve estudar outras culturas. O objetivo
deste diagrama é servir como contributo para que a sociedade de designers e
comunicadores possam ter um caminho mais claro quando se depararem com os
desafios da internacionalização de marcas. Para a validação deste diagrama foi
aplicado o método de painel de peritos, visando a sua análise e correção, chegando
assim na conclusão final das questões encontradas ao longo do processo investigativo
do projeto.