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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
O estudo buscou identificar a necessidade da preparação gráfica da marca de azeites Fio da Beira para iniciar um processo de internacionalização, em específico para o mercado do Panamá. Definindo assim a melhor forma de um possível redesign da personalidade e expressão desta marca para atender às tendências locais do país, permitindo a inserção do seu produto de forma coerente. A dissertação tem parceria com a InovCluster, associação voltada à contribuição para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos local e regional, situada na cidade de Castelo Branco. Para o desenvolvimento do projeto de investigação utilizou-se uma metodologia não intervencionista com observação direta, onde foram realizados estudos de mercado. Nesta busca por informação, é possível entender como funciona a realidade do Panamá, sua situação financeira, como a sua história e geografia interferem na cultura do país, suas leis e políticas para a importação de alimentos e como funciona psicograficamente os hábitos de consumo da população. Através do cruzamento de informações e análise dos resultados encontrados, é possível concluir qual o caminho mais assertivo que a marca da empresa deve adotar para obter sucesso em sua internacionalização, em nível de marca gráfica e comunicação. Além dos resultados deste estudo serem de extremo interesse da marca Fio da Beira, é também um auxílio para outras marcas do mesmo setor alimentar que tenham o interesse na exportação. Assim podendo definir corretamente um novo posicionamento e uma nova personalidade gráfica para a marca, tendo maior probabilidade de aceitação deste novo público. Com a evolução da resolução do problema encontrado neste projeto, pretendeu-se definir um diagrama vertente ao estudo de mercado, mostrando com clareza os pontos importantes a serem explorados quando se deve estudar outras culturas. O objetivo deste diagrama é servir como contributo para que a sociedade de designers e comunicadores possam ter um caminho mais claro quando se depararem com os desafios da internacionalização de marcas. Para a validação deste diagrama foi aplicado o método de painel de peritos, visando a sua análise e correção, chegando assim na conclusão final das questões encontradas ao longo do processo investigativo do projeto.