Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, desenvolvido na ACAPO, cujo tema é “metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical”.
A primeira parte irá contemplar a caracterização da cidade de Leiria e da SAMP, bem como os objetivos, planificações e reflexões acerca do estágio realizado.
A segunda parte terá como foco o projeto desenvolvido na ACAPO, que teve como objetivo de trabalho a adaptação de estratégias a utilizar num coro constituído por pessoas com deficiência visual.
O enquadramento teórico será feito com a caracterização da deficiência visual, a apresentação da instituição onde foi realizado o projeto (ACAPO), os pedagogos musicais cujas metodologias serviram de base à planificação das estratégias (Dalcroze e Suzuki) e a parte explicativa da metodologia utilizada e do plano de ação. Para terminar, haverá a apresentação e análise dos dados seguindo-se das perspetivas futuras e uma reflexão final.