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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
O presente documento, relativo a realização de Estágio e Projeto, foi desenvolvido no âmbito de Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, e visa a apresentação dos trabalhos realizados durante o referente ano letivo 2020/2021. A realização do Estágio, decorreu durante 6 meses, na Empresa Têxtil Fitecom sediada na Covilhã, tendo o seu início em janeiro e o seu término em junho de 2021. A concretização deste Estágio Curricular numa Empresa Têxtil, objetiva um enriquecimento mais aprofundado de conhecimentos sobre a mesma, bem como a obtenção de experiência em contexto empresarial. Em concordância com o Estágio sucedeu-se a realização de um projeto académico direcionado para a Empresa Fitecom, com o intuito de aprimorar a comunicação da Empresa a nível digital, dando uma maior ênfase aos seus produtos de forma a alcançar novos mercados, atraindo novos clientes, aprimorando dessa forma a relação com os clientes atuais. Assim sendo, este documento está organizado em diversos títulos principais. Dentro desses títulos apresentam-se os objetivos gerais e específicos desse Estágio, o organograma, assim como o desenho de investigação/metodologia, que recai sobre uma metodologia mista intervencionista e não-intervencionista de base qualitativa, visto que foram aplicadas técnicas de pesquisa/recolha de informação e bibliografia, e de desenvolvimento de um projeto com base em conhecimentos adquiridos na formação académica. Do Ponto 2 ao título 6, está integrado o Estado da Arte, onde contém um estudo caso de várias empresas têxteis e com uma boa presença digital, de forma a analisar as suas características, e perceber como uma forte presença digital é benéfico para as Empresas Têxteis. Seguidamente apresenta-se a “biografia” da empresa, onde está presente as características principais da mesma como por exemplo: a filosofia, valores e as suas missões. Estando igualmente identificado o público-alvo a que se destine, com que mercados trabalha, como está delineada a organização da empresa, assim como é feita a sua comunicação. Em suma, segue-se o desenvolvimento de um projeto de produção de moda/editorial, culminando com a apresentação de um catálogo digital, realizado para a empresa, com o principal foco os seus produtos e a sua filosofia, favorecendo assim um melhoramento do carácter digital da Fitecom.
O Projeto Final de Licenciatura pretende unir o Design com a necessidade de encontrar respostas a um problema. O foco principal são as mulheres que passaram ou estão a passar por cancro de mama. O Problema encontrado foi a falta de lingerie com uma vertente mais sexy com as características de um soutien apropriado para pós-operatório. No decorrer do presente documento serão descritos os vários processos da proposta a desenvolver.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil