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Objetivo Avaliar o impacto de um programa de educação de prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhos. Materiais e Métodos Foram avaliados vinte e seis participantes sendo estes divididos em dois grupos: I - grupo de controlo (n= 10) e II – grupo de intervenção (n= 16). Foram avaliados, nos períodos pré (T0) e pós intervenção (T1), através dos instrumentos: Checklist de Adaptação Ambiental e Escala de Autoeficácia para o Exercício. Resultados Principais Ambos os grupos continuaram com as atividades dinamizadas pela instituição em que estavam inseridas, sendo que o grupo II (intervenção) participou também num programa de educação para a prevenção de quedas, tendo obtido melhorias significativas em alguns parâmetros da Checklist de Adaptação Ambiental, enquanto que na Escala de Autoeficácia para o Exercício não existiram diferenças estatisticamente significativas entre T0 e T1. Conclusão Podemos inferir que um programa de educação focado na prevenção de quedas, poderá ter benefícios na adaptação do ambiente envolvente, permitindo assim, uma potencial diminuição de alguns dos fatores de risco de queda associados ao ambiente doméstico.