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Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
A admissão de pessoas idosas em lares, sendo um ato voluntário ou não, é um importante ponto de viragem nas suas vidas, impondo-lhes alterações na sua rotina diária, nos seus hábitos e no seu ambiente físico e social. As organizações prestadoras de serviços a idosos vêem-se confrontadas com um conjunto de desafios, nomeadamente promover o envelhecimento com saúde e qualidade de vida, ao mesmo tempo que devem estar atentas a nível de satisfação com o serviço prestado. Um dos aspetos que contribui para essa satisfação é o serviço de alimentação. O presente estudo, realizado na Santa da Casa da Misericórdia da Castelo Branco visa perceber os níveis de satisfação com o serviço de alimentação. Os resultados pretendem contribuir para apresentar propostas que permitam aumentar a satisfação do serviço alimentar prestado pela instituição aos utentes. O trabalho baseou-se na realização de um questionário que se aplicou a 143 idosos internos, selecionados de acordo com o seu estado mental. Foram excluídos do estudo 107 utentes com problemas neurológicos e/ou que se encontravam acamados, sem estado de consciência. O questionário avaliou a adequação do horário das refeições servidas, quais os hábitos alimentares dos utentes antes da entrada na Instituição, o ambiente da sala de refeição, a variedade de alimentos na ementa, a apresentação dos alimentos no prato (a quantidade, variedade das porções e qualidade sensorial) e saciedade após as refeições e a satisfação global com o serviço de alimentação. Foram analisados vários itens que integram o serviço de alimentação, para identificar condicionantes com a satisfação do serviço. Os resultados, de acordo com a perceção dos idosos, apontam que, a rotina alimentar, a confeção, a qualidade e quantidade de alimentos, o ambiente social à mesa e a relação utente/colaborador, interferem negativamente na satisfação global do serviço. Os principais aspetos de insatisfação mencionados pelos inquiridos prendem-se com pratos que não agradam ao paladar e processos de confeção. Este estudo permitiu ao idoso expressar a sua opinião sobre o serviço de alimentação, sendo igualmente relevante para a instituição na medida em que lhe permite ir ao encontro da satisfação e bem-estar do idoso.