Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Dissertação de Mestrado e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
A tecnologia Realidade Aumentada (RA) proporciona possibilidades para processos de inovação, tem como objetivo misturar objetos e informações do mundo real com o mundo virtual, melhorando e complementando a informação do mundo real. De modo a averiguarmos se a RA permitia a aquisição de melhores aprendizagens nos alunos, através da criação de novos contextos de aprendizagem, realizámos um estudo no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade com vinte e um alunos. Para a execução desta investigação utilizámos três ferramentas digitais, durante quatro sessões de intervenção: AR Platonic Solids, Quiver e a RA disponível no Google. As sessões de intervenção permitiram-nos demonstrar que a RA pode ser aplicada nas diversas áreas do currículo do 1.º CEB, demonstrando que é uma tecnologia transversal. Percebemos que a turma estava verdadeiramente envolvida no processo de ensino e aprendizagem, demonstrando interesse e motivação o que facilitou a aquisição de conhecimentos.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em geral, e tecnologia Realidade Aumentada (RA), em particular, assumem um grande impacto no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. A RA é ainda pouco conhecida e explorada em contexto educativo em Portugal e, por essa razão, optou-se por realizar um estudo de cariz qualitativo sobre: “A Realidade Aumentada como potenciadora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 2.º ano de escolaridade na metodologia de Ensino a Distância (E@D). Este estudo permitiu-nos refletir que a integração da RA no processo de ensino e de aprendizagem, permite aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem através de uma abordagem mais motivadora. A RA pode ser uma ferramenta de aprendizagem, sendo um suporte válido para o professor na monotorização de atividades pedagógicas. Os resultados obtidos, depois da análise e tratamento de dados, permitiram-nos verificar que a RA pode ser potenciadora de aprendizagens, na medida em que promove novos contextos de aprendizagem, mais inovadores e motivadores para os alunos da atualidade. Com o estudo concluímos que as TIC e a RA integradas em contexto educativo permitem criar um ambiente mais estimulante e interativo promovendo aprendizagens mais ricas e mais significativas para os alunos dado o envolvimento observado na realização das diferentes atividades que lhes foram propostas.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O YouTube enquanto ferramenta pedagógica no Ensino a Distância (E@D) assumiu um papel crucial durante a realização de duas investigações efetuadas numa turma de vinte e um alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O YouTube tornou-se uma ferramenta imprescindível para orientar os alunos durante os processos investigativos, bem como auxiliou na lecionação dos conteúdos previstos. As investigações realizadas com a turma estavam ligadas aos recursos digitais: a «Nuvem de Palavras» e a Realidade Aumentada (RA). Os recursos digitais destacados ainda são pouco conhecidos e explorados em contexto educativo em Portugal, e por essa razão, optou-se por realizar dois estudos de cariz qualitativo sobre: a importância da «NP » como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB e a RA como potenciadora de aprendizagens no 1.º CEB. Os estudos permitiram-nos averiguar que a integração destes recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem, permite aumentar a motivação dos alunos para uma aprendizagem através de uma abordagem mais inovadora. O YouTube demonstrou-se um auxílio durante os processos investigativos, na medida em que permitiu a criação de vídeos pedagógicos e orientadores, de modo a monitorizar o processo de ensino e aprendizagem a distância.