Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2021/22 no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “A exploração do âmbito do teclado na iniciação musical ao piano: contributos para um desenvolvimento técnico e criativo”. O projeto teve como objetivo principal familiarizar alunos de iniciação com toda a extensão do teclado do piano e analisar os contributos desta exploração no seu desenvolvimento técnico e criativo. Numa primeira fase realizou-se um inquérito a professores de piano do ensino artístico especializado, através do qual foi possível recolher informações acerca dos métodos de iniciação que mais utilizam e da sua opinião sobre a exploração dos diferentes registos do teclado no ensino da iniciação. Paralelamente, foi levada a cabo uma intervenção pedagógica com nove alunos de iniciação do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. Foram compostas pequenas obras que exploram diferentes registos do teclado e que procuram contar uma história com a qual os alunos se identificassem, seguindo a linha do storytelling. Essas obras foram trabalhadas com os alunos em sala de aula ao longo de dois meses e posteriormente apresentadas em concerto. Os resultados obtidos sugerem que a exploração dos diferentes registos do teclado na iniciação ao piano pode ser uma excelente ferramenta pedagógica para desenvolver elementos técnicos e criatividade.