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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
No âmbito do conceito “homogenys”, com sendo a fusão entre dois ou mais componentes, que a olho nu não se distinguem um do outro, esta junção dá-se através da arte contemporânea e da moda. Este conceito será materializado através de uma Colecção Cápsula de Mochilas, confecionadas com o intuito de acessorizar a Colecção Final de Curso. Tendo como objetivo a inovação e modernização deste acessório (a mochila) sem que o mesmo perca a sua função de transportar objetos com o suporte dos ombros. Expressar o conceito em cada peça é um dos pontos principais deste projeto, e expressá-lo a nível estético e a nível conceptual. A nível estético, pois o conceito será visto e identificado assim que as peças forem vistas e a nível conceptual pela fusão entre a arte contemporânea e a moda. Para chegar no produto final pretendido foi necessária a realização de várias pesquisas, em relação ao conceito e à estética das mochilas. Para que tudo fizesse sentido e se obtivesse o melhor resultado possível. Houve a necessidade de estruturar muito bem todo o processo, desde a parte da pesquisa até à conceção do produto final. A metodologia projetual teve como início a parte da pesquisa, do conceito e do acessório que seria desenvolvido na Colecção. Em seguida, começou o processo criativo com os esboços e os desenhos selecionados, a modelagem, a prototipagem e por fim a confeção das peças.
O relatório que se segue foi elaborado com o intuito de dar resposta ao tema escolhido para o mesmo, a dinâmica necessária para promoção de coleções de marcas e criadores portugueses, em contexto de showroom E para este fim, a aluna realizou um estágio na Showpress uma agência de comunicação de moda que tem diversas marcas de moda no seu espaço. Ao longo deste estudo serão documentados todos os processos realizados pela autora do projeto durante o s eu estágio. E serão feitas menções a diversos autores que a mesma leu, para solidificar a sua pesquisa e validar as conclusões a que chegou com esta experiência de investigação.