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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Com este projeto pretende-se pôr em prática os conhecimentos adquiridos pela aluna ao longo da licenciatura e mestrado de modo a contribuir para o conhecimento na área do Design de UX. Mais especificamente, sendo o método de persona uma das bases dos processos de UX Design entendeu-se fundamental compreender a relação entre a persona e o público alvo, tentando responder a perguntas como: Como verificar se a persona define corretamente o público? Até que ponto a existência de estereótipos predefinidos podem influenciar a criação de personas para um público? Pode uma persona mais visual melhorar a percessão das necessidades do público no desenvolvimento de interfaces? A Escolhadigital é uma empresa de pequena dimensão que fornece serviços no ramo do Design de Websites, Desenvolvimento de Website, Desenvolvimento de Aplicações, Desenvolvimento de E-commerce e Desenvolvimento personalizado para serviços administrativos no regime de teletrabalho. A aplicação prática do método persona na empresa Escolhadigital serve para poder observar, experienciar e analisar a forma como o uso deste método afeta o processo de trabalho e deste modo enriquecer o conhecimento literário. Este trabalho contribui para a eficácia do processo de Design, em específico na área do Design de experiências de utilizador. Ao compreender a perceção das personas por cada pessoa os trabalhadores poderão atentar a possíveis problemas de comunicação e, desta forma, facilitar o processo de Design, tornando-o mais eficaz. Para que os objetivos sejam cumpridos, foi utilizada uma metodologia mista: metodologia intervencionista e não-intervencionista qualitativa. Inicialmente foi realizada, segundo a metodologia não-intervencionista de base qualitativa, uma recolha e análise de informação literária sobre o tema de modo a criar um enquadramento teórico. De seguida, de acordo com a metodologia não-intervencionista de base qualitativa, foram realizados estudos de caso e entrevistas exploratórias a professores e especialistas da área, de modo a completar a pesquisa anteriormente referida. Mais tarde foi utilizada uma metodologia intervencionista qualitativa (investigação ativa) durante o período de estágio.