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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
No âmbito do Design Gráfico, a área de estudos da autora do presente trabalho, surgiu um grande interesse pela investigação do tema: Comunicação de Marketing e Identidade Visual, subjacente ao campo de Design de Comunicação. Assim, orientou seu estágio para uma especialização na área de Design de Comunicação, onde se procurou identificar os contributos/ interseções da Comunicação de Marketing para a área de especialidade do estágio, explorando o campo de estudos através dos trabalhos desenvolvidos nos estágios. Para isso, a autora utilizou uma metodologia não intervencionista, de caráter qualitativo e uma investigação ativa, contextualizada no âmbito do estágio. Surgiu, assim, a oportunidade de colaborar com a empresa Gato de Bigode, uma equipa de profissionais de Design de Comunicação e Comunicação de Marketing, onde foi explorado o desenvolvimento e a gestão do Design relativamente às áreas supramencionadas. A empresa escolhida é caracterizada como um Agência de Design, Marketing e Publicidade, situada em Lisboa. A Agência de Design Gato de Bigode foi fundada em 2012, desenvolve projetos de Design abrangendo áreas como Branding, Identidade, Imagem e Web. Com mais de 5 anos de existência é uma empresa sólida, com ideias muito próprias, técnicas e métodos de trabalho eficazes, que resultam no sucesso dos seus clientes. Com este estágio a autora teve a oportunidade de experienciar o contexto de trabalho em Design, prestando apoio à equipa de Designers e à empresa ao longo de todo o desenvolvimento dos vários projeto de investigação. A resposta ao argumento será dada através de uma metodologia mista, intervencionista (através dos vários projectos apresentados neste documento e análise dos vários processos existentes na empresa supra mencionada) e não intervencionista (estudos de documentos e casos similares aos propósitos do objecto em estudo). Com esta experiência procurou-se uma formação rica e consolidada no desenvolvimento de soluções de Identidade Visual, bem como conhecimentos mais sólidos e práticos da realidade empresarial. Com esta experiência a autora adquiriu práticas de trabalho, permitindo a sua inserção na área do Design de Comunicação.