Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio, parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e do Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino da Música – instrumento e classe de conjunto – espelha o trabalho realizado na Casa Pia de Lisboa bem como a investigação desenvolvida com o título “A meditação como estratégia de regulação emocional nas aulas de Prática Instrumental Coletiva” no ano letivo de 2018/2019. O relatório divide-se em duas partes: a primeira, relativa à Prática de Ensino Supervisionada, apresenta a contextualização histórica, classe de violino, classe de conjunto e planos de aula com respetivas reflexões. A primeira parte finda com uma reflexão final à prática pedagógica. A segunda parte do relatório incide sobre o tema “A meditação como estratégia de regulação emocional nas aulas de Prática Instrumental Coletiva”. Esta secção divide-se em quatro partes. Primeiramente, são apresentados os objetivos e problemática do estudo. Na segunda parte, é exposto o enquadramento teórico subjacente ao tema em estudo, abarcando as emoções e regulação das mesmas, a meditação e as aulas de conjunto. Seguidamente, é exposto o Plano de Investigação bem como a metodologia utilizada no presente relatório. Foi realizada uma investigação-ação, implementada desde fevereiro até ao término das atividades letivas. Por fim, é apresentada a análise e discussão dos dados, que apontam para uma melhoria significativa das capacidades de concentração e regulação emocional dos alunos.