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Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar
Descrição baseada em: Ano 2, nº 16 (Março 2000)
Desc. baseada em: Nº 27(Fev.2001)
Dissertação de mestrado em Química Física, Universidade de Coimbra, 2001
Dissertação apresentada à Universidade de Coimbra para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção de grau de Mestre em Química, na especialidade de Química Física
Actualmente com o desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) abriram-se novos caminhos para o ensino das Ciências, permitindo desenvolver novas técnicas de ensino bem como melhorar as antigas. Com vista a permitir um melhor ensino e aprendizagem da Química e da Bioquímica, pretende-se recorrer às novas TIC como suporte às aulas “tradicionais”. Com este trabalho pretende-se conseguir uma melhor transmissão de conhecimentos, bem como uma melhor avaliação dos mesmos, apoiando-nos nas tecnologias e aplicações emergente, tais como os “Campus Virtuais”, os programas de ensino e avaliação on-line (E-learning), os quadros interactivos, cuja utilização não fica restrita à sala de aula nem ao horário da unidade curricular. São apresentados e analisados alguns trabalhos realizados dentro desta temática, tentando-se no geral realizar um estudo globalizador desta realidade, envolvendo diferentes conhecimentos. Neste sentido, foram descritos os trabalhos, focando todas as etapas desde a concepção à execução de conteúdos multimédia para apoio à docência até à sua implementação dentro e fora da sala de aula por intermédio dos quadros interactivos e das plataformas de e-learning. No desenvolvimento destes recursos, foram utilizados diversos programas informáticos, desde programas de visualização de moléculas a programas que geram testes de avaliação e monitorizam a evolução dos alunos seguindo-se a inclusão destes conteúdos numa plataforma electrónica de ensino ou a sua utilização em sala de aula através dos quadros interactivos, criando ferramentas bastante completas para o ensino da Química e da Bioquímica. Ao longo deste trabalho foi-se adquirido a experiência necessária para a elaboração das ferramentas mais adequadas a este tipo de ensino, tendo sido recolhida informação suficiente para poder avaliar, através de testes estatísticos, que houve uma contribuição significativa das novas TIC no ensino destas unidades curriculares, de cariz extremamente prático.
O livro representa o culminar do Encontro Internacional em Património, Educação e Cultura 2022 (EIPEC’22), organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco (CIPEC), com a finalidade de promover a discussão e reflexão sobre desafios e recomendações vertidas na Estratégia para o Património Cultural Europeu para o século XXI. Para a sua consecução, foram traçados os seguintes objetivos: -Debater processos educativos, formativos e criativos direcionados para a preservação, valorização e apropriação do património; -Motivar para a integração e dinamização do património em contextos diversificados. Os dezoito capítulos que compõem o livro oferecem uma visão abrangente e enriquecedora sobre perspetivas, desafios e práticas de salvaguarda do património cultural, veiculadas pelos participantes no EIPEC’22 que responderam favoravelmente ao desafio de escrever um texto sobre a sua intervenção no evento.
O céstode E. granulosus, agente causal da hidatidose/equinococose, está presente em diversas espécies de animais e, acidentalmente, em humanos. Este apresenta uma grande variabilidade genética, com dez genótipos diferentes descritos (G1 – G10), onde alguns destes já são considerados novas espécies. Estes genótipos encontram-se distribuídos um pouco por todo o mundo, inclusive Portugal. O presente trabalho teve como objectivo comparar diferentes métodos de extracção de DNA para E. granulosus, para optimização das técnicas de PCR utilizadas na sua caracterização molecular. Procedeu-se à extracção de DNA de 20 amostras usando 3 kits comerciais, “High pure PCR template preparation kit”, “Easy spin kit”, “QIAamp DNA mini kit” e a extracção manual de fenol-clorofórmio (Sambrook, 1989), com algumas modificações. Posteriormente, foi efectuada a quantificação do DNA extraído, do grau de pureza e da quantidade de sais por densidade óptica (DO) a 230nm, 260nm e 280nm (GeneQuant, BIORAD). Foi também tido em conta o tempo que demora cada extracção e o seu custo. Para de facto termos a certeza que se tratava de E.granulosus, efectuou-se a amplificação do gene mitocondrial ND1, recorrendo aos primers JB11, JB12 . Os resultados obtidos provam que o melhor método para a extracção de DNA de E.granulosus é o método manual fenol-clorofórmio (modificado) e que se tratava de E.granulosus, visto que ocorreu amplificação com os primers JB11 e JB12.
No ensino do Controlo recorre-se frequentemente a simulações computacionais, através de software disponível para o efeito, permitindo a visualização do comportamento dos sistemas em estudo. O trabalho apresentado neste artigo, visa disponibilizar uma ferramenta multimédia, com várias componentes, para suporte ao ensino de disciplinas da área do Controlo (FEMECO). Esta servirá de apoio ao professor, para ensinar a matéria, e será utilizada pelos alunos, facilitando a aprendizagem segundo o ritmo próprio de cada indivíduo. Para o efeito, está a ser desenvolvido um CD-ROM, contendo os fundamentos teóricos e práticos, com uma forte componente pedagógica baseada em simulações dos problemas em estudo, e um site WEB de apoio logístico.
The use of computer simulations to teach control engineering it is quite common, through adequate commercially available software allowing an easy visualization of systems behaviour. The work reported in this article describes a multimedia tool (FEMECO) with several components, as a support for teaching related control subjects. This can be used as a technical support both for teachers and students, favouring the learning process, which will take place according to student’s own progression. For this purpose, a new CD-ROM is being developed; covering both theoretical and practical subjects which are combined with a strong pedagogical component based on simulations of the problems in study, as well as a logistic support web site.
As bactérias do género Acinetobacter são importantes agentes de infeções nosocomiais, revelando frequentemente elevadas taxas de resistência aos principais grupos de antibióticos. Avaliar a evolução do número de isolados de Acinetobacter spp. assim como o tipo ou local de infeção. Analisar a evolução dos perfis de suscetibilidade aos antibióticos testados, comparando-os ao longo do tempo e entre diferentes serviços hospitalares. Efetuou-se um estudo observacional, descritivo transversal e retrospetivo da epidemiologia e suscetibilidade aos antibióticos em isolados clínicos humanos de A. baumannii e do complexo A. baumannii-A. calcoaceticus (ABC). Estudou-se apenas o primeiro isolado obtido de cada paciente internado nos diversos serviços do Hospital de S. Teotónio em 3 períodos (P1 – Julho 2007 a Junho 2008; P2 – Julho 2008 a Junho 2009; P3 – Julho 2009 a Março 2010). A identificação e os testes de suscetibilidade aos antibióticos foram realizados através de metodologia convencional usando critérios CLSI, excetuando a tigeciclina (BSAC). Os isolados com suscetibilidade intermédia foram considerados como resistentes. Para avaliar as diferenças entre variáveis foi utilizado o teste X2. Foram identificados 85 isolados (P1 – n=30; P2 – n=36; P3 – n=19) de Acinetobacter spp., sendo 71,8% A. baumannii e 28,2% do complexo ABC. A idade média dos pacientes foi de 69.35 ±17.37 anos, dos quais 64% (n=54) eram do sexo masculino, verificando-se 40% dos casos entre os 73-84 anos. O mês de Agosto apresentou o maior número de casos (n=15, 18%), enquanto o menor se verificou em Junho (n=1, 1.2%). Os isolados foram obtidos maioritariamente a partir dos doentes internados nos serviços de Medicina (33,0%) e UCIP (14,1%) e de amostras das vias respiratórias (44,7%), urina (23,5%) e exsudados purulentos (21,2%). Não se observaram diferenças significativas na suscetibilidade entre os isolados de A. baumannii e do complexo ABC. Em Acinetobacter spp. as taxas de suscetibilidade para amicacina, tobramicina, gentamicina, imipenemo, merepenemo, ceftazidima e ciprofloxacina foram respetivamente de 85,9%, 60,2%, 34,7%, 25,3%, 24,7%, 24,7% e 21,2%. Não se verificaram alterações significativas na suscetibilidade em Acinetobacter spp., com exceção da amicacina em A. baumannii cuja diminuição foi de 95.2% para 64.3% (p=0,039) e da gentamicina, onde ouve um aumento de 14,3% para 36,1% (p=0,007). Nos serviços de Cirurgia e Hospital de Tondela observaram-se taxas de resistência de 100% para os carbapenemos, ceftriaxona, piperacilina/ tazobactam e ciprofloxacina. Dos 85 isolados 80% (n=68) apresentaram perfil de multirresistência. Não ocorreu aumento significativo do número de isolados em termos anuais. Com exceção da amicacina as taxas de resistência observadas para a maioria dos antibióticos são elevadas, destacando-se o significativo número de isolados multirresistentes, o que está de acordo com a literatura.