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Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Este trabalho propõe uma abordagem de ritmo falado original e desenvolve um sistema simples e flexível para traduzir as operações necessárias durante a realização musical do ritmo em palavras rítmicas e instruções claras e intuitivas. O sistema proposto neste trabalho localiza-se, na literatura, próximo aos sistemas de ritmo silábicos, como o sistema francês de nomear os tempos também conhecido como Galin-Paris-Chevé (Chevé, 1844); a abordagem de Curwen/Kodály (Palkki, 2010) a proposta de solfejo de Gordon/Froseth (Gordon, 2012) e, em especial, o Takadimi System (Hoffman, Pelto, & White, 1996). Assim como o Takadimi System, nossa proposta de sistema foi profundamente inspirada pelos princípios rítmicos estabelecidos na tradição de ritmo falado do sul da Índia, conhecida como o Konakkol, e os aproveita e adapta onde estes podem expandir e enriquecer a nossa prática do ritmo. Nosso trabalho foi pautado pelos seguintes objetivos: primeiro, explorar e compreender as propostas de sistemas anteriores, identificar suas capacidades e deficiências e estabelecer os requisitos necessários para integrar estas capacidades em um único sistema abrangente; segundo, desenvolver e propor um sistema de solfejo rítmico que compreenda as qualidades dos esforços anteriores e atenda às críticas apontadas a estes sistemas ao longo do tempo, sejam estas levantadas por outros autores ou por nossa própria reflexão; terceiro, realizar uma experiência de ensino do nosso sistema a alunos iniciantes e, por um processo iterativo e interativo, reavaliar nossas escolhas e consolidar um sistema que seja prático e adequado ao aprendizado; quarto, descrever a metodologia utilizadas em sala de aula para ensinar ritmo a partir do nosso sistema, estabelecendo parâmetros para outros educadores que desejem ensinar a partir do nosso trabalho. Nosso esforço é inspirado pelo princípio de compreender o ritmo como uma estrutura depreendida do material sonoro da música – não do papel – e estabelecer o ritmo falado como uma linguagem primitiva à partitura. Nossa intenção é contribuir para o esforço de outros educadores, que acreditam, como nós, que o aprendizado musical é melhor quando guiado pelo ouvido, pelo gesto corporal e pela voz; mas compreendem como uma abordagem clara e estruturada convida a curiosidade e inteligência dos estudantes a participar do processo de aprendizado.