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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Os acessórios de moda, também chamados complementos, são hoje verdadeiros ícones de um determinado estilo. Um acessório é um item que complementa um look/visual, no entanto, na sociedade contemporânea, estes ganharam extrema importância e, tal como a roupa, estão sujeitos a tendências. A mala enquanto objeto portátil da moda é a chave para um look atual e também o veículo para expressar ideias e marcar a individualidade e singularidade. Pretende-se que este trabalho seja de caráter teórico/prático. O enquadramento teórico visa estudar a evolução dos acessórios de moda, especificamente a mala, com o objetivo de compreender a importância do acessório de moda na sociedade atual. Este estudo incide na evolução da mala desde o seu aparecimento até às tendências atuais, fazendo sempre o paralelismo com a história da moda, de forma a enquadrar esta evolução a nível político, económico, tecnológico e social. O comportamento do consumidor será um ponto-chave nesta investigação: assim foi desenvolvida uma coleção de malas com design atual, privilegiando-se a função, o conforto e a segurança, seguindo as tendências atuais. Adotou-se um look casual/chique, simples e minimalista, onde o detalhe (acessório) ganha ênfase e marca o estilo. A coleção foi inspirada no movimento Flower Power, dos anos 60, que se tornou o verdadeiro símbolo da não violência, do respeito pela natureza e da luta pela igualdade de direitos. A indumentária de guerra é mote para o desenvolvimento de acessórios de moda (malas).
O presente relatório consiste na exposição dos projetos realizados ao longo de um período de nove meses de estágio, na empresa têxtil Raji - Sociedade Comercial de Confeções, Lda., sediada em Castelo Branco, especializada em vestuário de criança, mulher e homem, design de uniformes escolares e vestuário exterior.
Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro são descritos os objetivos gerais e específicos assim como os benefícios e a metodologia de investigação adotada. É ainda estabelecido o contexto histórico e de investigação da indústria de vestuário, o tipo de empresas e portfólios, dando assim resposta à questão da investigação. O segundo versa a exposição das experiências e projetos em contexto de estágio na empresa Raji. O terceiro capítulo foca um projeto de criação de portfólio, em formato físico e digital (PDF), para facilitar a comunicação da empresa com os clientes.
Ao longo do estágio foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação académica numa experiência a nível profissional, mas também adquirir novas competências teóricas e práticas.
A realização deste relatório assentou em metodologias mistas de base não-intervencionista e intervencionista, tendo incluído técnicas de observação direta, através de pesquisa e realização dos projetos práticos propostos ao longo do estágio.
O estágio foi uma experiência fundamental que contribuiu para a realização de um projeto de desenvolvimento do portfólio, assim como para a reflexão da sua importância no ambiente empresarial e como o mesmo pode contribuir para a divulgação dos produtos de uma confeção de vestuário. Este estudo veio complementar a formação e possibilitar um contributo da estagiária para com a empresa.