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A ideia para o desenvolvimento de um trabalho de investigação-ação acerca das possibilidades de implementação de uma abordagem holística no ensino da música é fruto não apenas da indispensável reflexão teórica proporcionada pela frequência do curso de Mestrado em Ensino de Música, mas também da experiência profissional enquanto docente ao longo de 15 anos de atividade junto das classes de Iniciação Musical (coro e formação musical) no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) desde o ano de 2005. Foram desenvolvidos durante este estudo as seguintes questões de investigação e objetivos: 1) como implementar uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 2) qual a eficácia e pertinência da implementação de uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 3) adaptar, criar e implementar um conjunto variado de exercícios e procedimentos didáticos potencialmente conducentes a uma experiência de ensino aprendizagem musical alicerçada num ambiente holístico e multidisciplinar; e 4) avaliar a eficácia dos referidos exercícios e procedimentos didáticos, tendo em conta, nomeadamente, a progressão na aprendizagem e a motivação dos alunos. Apesar da amostra de alunos estudada neste trabalho ser de reduzida dimensão, não sendo, portanto, os resultados alcançados passíveis de generalização científica, os dados apurados parecem reforçar a eficácia dos procedimentos holísticos, sobretudo ao nível do estímulo da motivação e do interesse dos alunos.
The idea for the development of an action research methodology work about the possibilities of implementing a holistic approach in music teaching is the result not only of the indispensable academic reflection, but also of the professional experience of the authors as researchers and teachers in the area of music teaching. The following research questions (1 and 2) and objectives (3 and 4) were addressed: 1) how to implement a holistic and multidisciplinary music didactic within the scope of musical training classes at elementary education level? 2) how effective and relevant is the implementation of a holistic and multidisciplinary music didactic within the scope of musical training classes at elementary education level? 3) to adapt, create and implement a diverse set of exercises and procedures potentially conducive to a teaching-learning experience based on a holistic and multidisciplinary setting; 4) to evaluate the effectiveness of these exercises and proce-dures, taking into account, inter alia, students learning progression and motivation. Although the small number of students participating in this work doesn’t allow any kind of scientific generaliza-tion of the research outcome achieved, the data obtained seems to reinforce the effectiveness of holistic procedures, especially in terms of students’ interest and motivation.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música
O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvida junto das turmas de formação musical (4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e classe de conjunto (5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico) da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. O texto está estruturado em duas partes: 1) Prática de Ensino Supervisionada; e 2) Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar. Na primeira parte do trabalho – Prática de Ensino Supervisionada – são abordados alguns aspetos de ordem geográfica, económica, social e cultural relativas ao concelho de Castro Verde. São também apresentadas as planificações de aula, as respetivas reflexões, bem como algumas informações no sentido de contextualizar o Conservatório Regional do Baixo Alentejo e as turmas sobre as quais incidiu a Prática de Ensino Supervisionada. No final da primeira parte é ainda apresentada uma breve reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. Na segunda parte do trabalho – Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar – são apresentadas as questões de investigação, bem como os objetivos de investigação, a fundamentação teórica do estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa. Foram desenvolvidos durante este estudo as seguintes questões de investigação e objetivos: 1) como implementar uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 2) qual a eficácia e pertinência da implementação de uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 3) adaptar, criar e implementar um conjunto variado de exercícios e procedimentos didáticos potencialmente conducentes a uma experiência de ensino-aprendizagem musical alicerçada num ambiente holístico e multidisciplinar; e 4) avaliar a eficácia dos referidos exercícios e procedimentos didáticos, tendo em conta, nomeadamente, a progressão na aprendizagem e a motivação dos alunos. Apesar da amostra de alunos estudada neste trabalho ser de reduzida dimensão, não sendo, portanto, os resultados alcançados passíveis de generalização científica, os dados apurados parecem reforçar a eficácia dos procedimentos holísticos, sobretudo ao nível do estímulo da motivação e do interesse dos alunos.