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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música
O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvida junto das turmas de formação musical (4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e classe de conjunto (5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico) da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. O texto está estruturado em duas partes: 1) Prática de Ensino Supervisionada; e 2) Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar. Na primeira parte do trabalho – Prática de Ensino Supervisionada – são abordados alguns aspetos de ordem geográfica, económica, social e cultural relativas ao concelho de Castro Verde. São também apresentadas as planificações de aula, as respetivas reflexões, bem como algumas informações no sentido de contextualizar o Conservatório Regional do Baixo Alentejo e as turmas sobre as quais incidiu a Prática de Ensino Supervisionada. No final da primeira parte é ainda apresentada uma breve reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. Na segunda parte do trabalho – Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar – são apresentadas as questões de investigação, bem como os objetivos de investigação, a fundamentação teórica do estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa. Foram desenvolvidos durante este estudo as seguintes questões de investigação e objetivos: 1) como implementar uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 2) qual a eficácia e pertinência da implementação de uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 3) adaptar, criar e implementar um conjunto variado de exercícios e procedimentos didáticos potencialmente conducentes a uma experiência de ensino-aprendizagem musical alicerçada num ambiente holístico e multidisciplinar; e 4) avaliar a eficácia dos referidos exercícios e procedimentos didáticos, tendo em conta, nomeadamente, a progressão na aprendizagem e a motivação dos alunos. Apesar da amostra de alunos estudada neste trabalho ser de reduzida dimensão, não sendo, portanto, os resultados alcançados passíveis de generalização científica, os dados apurados parecem reforçar a eficácia dos procedimentos holísticos, sobretudo ao nível do estímulo da motivação e do interesse dos alunos.