Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto de percussão. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte do relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música e Dança do Fundão. Para a realização da Prática de Ensino Supervisionada foi selecionado um aluno do 5º grau e um grupo de percussão constituído por 3 alunos. Esta primeira parte do relatório está subdivida em 5 seções: a caracterização geográfica, histórica e económica do meio; a contextualização da escola; a apresentação da classe de percussão; as planificações individuais e de música de câmara; a apresentação dos programas curriculares da disciplina de percussão e, por fim, uma reflexão pessoal à Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada, intitulada “Estratégias de memorização para peças de marimba”. Esta parte do relatório de estágio pretende conhecer as perceções que os alunos e os professores têm acerca da importância/ eficácia da memória e da memorização na aprendizagem de um instrumento/marimba. A marimba é um instrumento complexo que exige que se memorizem as obras para se atingir uma boa performance. Esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: fundamentação teórica, explicando as forma de memorização e tipos de memória; várias estratégias de memorização; a apresentação da problemática da investigação e os objetivos da mesma; seguindo-se a recolha de dados; por fim a apresentação dos resultados dos dados recolhidos. A metodologia da investigação baseouse na observação direta, observação-ação, notas de campo e um inquérito por questionário para alunos e outro para docentes. Conclui-se que não existem estratégias certas ou erradas, cada aluno, cada pessoa necessita dos tempos de estudos próprio e estratégias de memorização adquedas as suas capacidades e dificuldades. A adoções correta de estratégias de memorização tem influência na motivação dos alunos e na obtenção do sucesso final, tocar as peças de marimba de memoria e de forma bem conseguida.