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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto
Neste trabalho investigou-se a relevância da metodologia pianística de Linda Bustani (1951- ). Os objetivos do estudo foram: (i) descrever a metodologia pianística de Linda Bustani, a partir do pensamento e guia pontual apresentado no livro de Campos (2017); e (ii) verificar que aspetos desta metodologia foram/são postos em prática, no caso de um grupo de professores de piano residentes em Portugal. Para isso, focou-se (i) na formação pianística que obtiveram os professores respondentes; e (ii) no ensino que estes professores ministram. Foi aplicado um inquérito por questionário, com quinze itens, a quarenta e dois professores de piano. Os cinco primeiros itens do questionário obtiveram a caracterização dos respondentes. Três itens do questionário incidiram sobre a presença de elementos semelhantes aos da metodologia da Linda Bustani na formação pianística destes e sete itens disseram respeito à utilização de elementos semelhantes aos da metodologia de Linda Bustani no ensino protagonizado por estes. A partir do Relatório de Estágio, o trabalho apresenta, na primeira parte, a caracterização da cidade da Covilhã, da instituição EPABI, e das aulas práticas de piano individual e em grupo dadas aos alunos do 1º ao 5º grau (que se encontram na faixa etária dos doze aos dezesseis anos de idade). Na segunda parte, apresenta-se a biografia de Linda Bustani, a descrição de sua metodologia pianística, a análise e a discussão dos resultados obtidos pelo questionário e as conclusões e considerações finais. Este trabalho permitiu-nos constatar a existência de elementos da metodologia de Linda Bustani na formação anterior dos respondentes, e no ensino por eles levado a cabo.