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Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26005TFCERNA.
Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
A presente comunicação apresenta a análise reflexiva do projeto de educação não formal, “Sábados com Ciência sem Truques nem Magia” desenvolvido numa Associação Cultural e Recreativa de Castelo Branco, o Centro Artístico Albicastrense, com crianças dos 5 aos 12 anos, por três professoras, numa ação prática de voluntariado. O Centro Artístico Albicastrense, pela diversidade de atividades que promove no âmbito da cultura e das artes e pela sua dinâmica em mobilizar a comunidade envolvente de todas as idades, constitui-se como um excelente contexto para reunir crianças e pais em torno da ciência. Num trabalho de aproximação ao rigor da ciência, mas num ambiente lúdico, prazeroso, criativo e estimulante, realizaram-se, mensalmente, Oficinas de Ciência de atividades experimentais simples e diversificadas, sustentadas em temáticas relativas a efemérides que se comemoram em cada mês. Nestas tardes de sábado, as crianças foram desafiadas a investigar a ciência envolvida nos temas “À descoberta dos segredos do colorido das máscaras!” (fevereiro); “Tantos mistérios para desvendar das árvores da nossa cidade!” (março); “Os cravos da liberdade!” (abril); “Bate, bate, coração e a corrida sinuosa do sangue!” (maio); “O que há em comum entre o manjerico e a sardinha?” (junho); “Quando o Sol e a nossa pele são amigos!” (julho); “Halloween com ciência!” (outubro); “Quando a castanha assada não estoira como um foguete e é usada como detergente!” (novembro); “A ciência das filhós!” (dezembro). Os “Sábados com Ciência sem truques nem magia” constituíram uma janela de oportunidades para as crianças olharem a ciência com entusiasmo e interesse como uma ferramenta inspiradora ao longo da vida, aumentarem a confiança de fazer ciência, reforçarem e complementarem as aprendizagens da escola. Permitiram ainda desenvolver competências sociais, como comunicar, cumprir regras de respeito pelos outros e valores de empenho, tolerância e amizade. O impacto do projeto nas crianças envolvidas foi avaliado através da análise de registos de campo, grelhas de observação, da sistematização das principais ideias e de um questionário de avaliação de satisfação aplicado no final de cada oficina. As responsáveis do projeto, conscientes de que muitas situações do quotidiano só podem ser ultrapassadas com uma boa cultura científica para a generalidade dos cidadãos, sendo esta uma função não só da escola, tinham como lema destas Oficinas de Ciência: melhorar a informação para melhorar a decisão.