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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
Relatório de projeto final apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto.
O presente relatório elaborado no âmbito da unidade curricular Projeto do Ensino Artístico apresenta o trabalho de investigação, desenvolvido em articulação com a Prática de Ensino Supervisionada, sob o título A Interpretação da Obra para Guitarra de Lopes e Silva por um Aluno do 5º Grau do Ensino Artístico. Procura uma reflexão sobre a temática do estudo da música contemporânea para guitarra no ensino artístico. A aferição das reações decorrentes da sua implementação é apresentada, com foco principal no contributo que o professor e compositor Lopes e Silva evidenciou no desenvolvimento do ensino da guitarra em Portugal. O trabalho está dividido em duas partes. A primeira parte agrega os elementos inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, a saber: caracterização da escola, do meio e dos alunos; apresentação de planificações e relatórios de aula; reflexão crítica do trabalho desenvolvido. A segunda parte é o trabalho de investigação.
No presente trabalho pretendemos analisar o papel do pensamento abstrato na aprendizagem de um instrumento musical. Sendo a música uma arte e técnica que envolve conhecimentos e destrezas que apelam à abstração e tendo em conta que esta é uma capacidade que segundo Piaget só se adquire no estádio operatório formal, pareceu-me importante analisar esta problemática no âmbito da minha prática pedagógica. Nesse sentido, percorri um caminho que me levou a perceber a estruturação do pensamento nos meus alunos que têm idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Neste estudo tentei identificar os estádios de desenvolvimento cognitivo em que os meus alunos se situam e enquadrar os seus comportamentos e estratégias de aprendizagem nas perspetivas teóricas de Piaget e Bruner. Para isso tentei perceber a relação entre competências musicais e competências formais ou abstratas recolhendo notas de campo e propondo atividades para que eles desenvolvessem a sua capacidade de abstração. Neste processo de intervenção e análise pude compreender que o pensamento abstrato envolve a construção de estruturas complexas que se apoia em experiências contextuais morosas e diversificadas, pelo que é difícil operar acelerações no desenvolvimento cognitivo. Os resultados encontrados evidenciam, contudo, que foi possível promover e consolidar aprendizagens significativas, levando os alunos a consciencializar o seu desempenho, as suas dificuldades e a utilizar estratégias mais adequadas aos objetivos da aprendizagem de um instrumento musical.
O presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Ensino Artístico, do Mestrado em Ensino da Música, variante de Instrumento e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas no Instituto Politécnico de Castelo Branco. O projeto decorreu de uma forma articulada na Escola de Música Canto Firme de Tomar. A primeira parte, descreve toda a prática desenvolvida no ano letivo 2015/2016, apresentando algumas planificações das aulas lecionadas, tanto de instrumento como de classe de conjunto. É, também, feita uma caracterização do meio e da escola onde decorreu a prática, bem como a caracterização dos alunos intervenientes. Na segunda parte, que é sobre o projeto de investigação, é feita uma proposta, de exercícios de técnica, estudos e peças para o instrumento de guitarra clássica, dirigida para alunos que entram para o ensino profissional a partir do 10º ano. Essa proposta é feita num programa curricular com uma planificação modular, especificando o que se deve trabalhar em cada módulo num total de nove módulos. São feitas entrevistas a outros professores de diferentes escolas, com vista a conhecer a sua opinião sobre alunos na mesma situação, e também a opinião de alguns professores do ensino superior, sobre a diferença de alunos que tenham frequentado o ensino profissional ou outro regime, à entrada para a sua classe. Os resultados que obtive apontam para conclusões positivas, naquilo que diz respeito à criação e adequação de um programa curricular adaptado ao tema em estudo.
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em duas partes. A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades desenvolvidas. A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos. Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto. Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra, idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental. A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor, foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento, o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No final foram analisados e verificados os resultados.
Este documento é constituído por duas partes; a primeira, realizada no âmbito da disciplina de prática de ensino supervisionada, diz respeito ao relatório de estágio que foi realizado na Academia de Música de Castelo de Paiva no ano letivo de 2018/2019. Será feita a caracterização da escola, assim como, critérios de avaliação, planificações anuais, planos e relatórios de aulas e uma reflexão final. A segunda, desenvolvida no âmbito da disciplina de projeto de ensino artístico de mestrado em ensino da música, diz respeito ao trabalho de investigação feito na mesma academia, onde é analisado a importância do tema em questão, os arranjos. Arranjos musicais são ferramentas muito uteis devido à capacidade de serem ajus-tadas facilmente às características de cada aluno. Contudo, por muito vantajoso que seja esta ideia, é crucial ser bem aplicada. Com esta finalidade, estudaremos os concei-tos importantes como a motivação, responsabilidades do professor e que tipo de re-portório é mais adequado aos alunos. No que diz respeito aos arranjos, para alem da sua definição, será também analisado o termo didático; que tipo de desafio é saudável para os alunos nestas obras e por último, formas de estimular a criatividade e reconhe-cimento do instrumento, através deste conceito. Esta investigação é constituída dois grupos de alunos; o primeiro é completamente dedicado ao contexto de aula individual, e para o segundo, um ensemble de guitarras. Os objetivos serão resolver dificuldades técnicas dos estudantes de forma mais precisa e eficaz, promovendo um estudo regular através de temas que os alunos apreciam.
O presente relatório elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, contempla duas partes distintas, a primeira diz respeito à prática de ensino supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano, escola de ensino artístico especializado e contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aula. Na segunda parte, é apresentado um trabalho de investigação com o tema Plataforma digital para desenvolver o conhecimento da guitarra clássica e a introdução ao seu estudo, onde se procurou criar uma plataforma que reunisse diversas questões com conteúdos relativos à aprendizagem da guitarra clássica. Para esta investigação foi realizado uma pequena entrevista a professores do ensino artístico especializado que colocaram a plataforma em uso.
Este relatório foi realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionado e Projeto de Ensino Artístico, dividindo-se em duas partes: uma relativa ao estágio profissional e outra dedicada ao desenvolvimento de um projeto de investigação. A primeira parte tem como objetivo caraterizar e ilustrar o estágio profissional que decorreu na Academia de Música e Dança do Fundão, onde as aulas lecionadas pelo estagiário estiveram dirigidas a um aluno de instrumento (guitarra clássica) e também a uma classe de conjunto (orquestra B de guitarras). A segunda parte é dedicada à elaboração de um projeto de investigação com o título “Leo Brouwer: aplicação dos “Estudios Sencillos” na aprendizagem das suas obras”. Este projeto de investigação procura analisar e investigar em que medida os “Estudios Sencillos” criados por Leo Brouwer contribuem para uma melhor compreensão, aprendizagem e entendimento das suas obras, depois de estudados por alunos da disciplina de guitarra clássica. Desta forma este projeto está direcionado para que a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na disciplina em causa seja aperfeiçoada, procurando também que o gosto e interesse pela leitura musical e conhecimento do repertório para guitarra seja promovido.
Serve esta investigação para aferir em que medida o estudo com metrónomo, apesar de ser uma prática importante no estudo da música, também se pode revelar útil na promoção de crenças de autoeficácia e reforço da autonomia nos alunos de instrumento. Pretende-se, desta forma, refletir sobre a prática musical no que respeita ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, processamentos cognitivos superficiais e profundos e estratégias metacognitivas, questões estas essenciais para a promoção do sucesso dos estudantes. Em relação à prática de ensino supervisionado, na altura ainda não tinha consciência da grande importância da utilização do metrónomo pelo que, apenas, utilizava este auxiliar esporádica e unicamente para marcação da pulsação.
O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.
O presente relatório é escrito no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, pertencendo ao plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, durante o ano letivo 2020/21, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, dos alunos de Estágio; critérios e planificações anuais de instrumento e classe de conjunto e as planificações e respetivos relatórios de aula. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação com o título “A Gravação Audiovisual como ferramenta de apoio ao estudo da Guitarra”. A realização desta investigação teve como objetivo perceber se a utilização da Gravação Audiovisual se pode tornar numa boa ferramenta para o desenvolvimento do processo de aprendizagem ou se não acrescenta nada a este processo de aprendizagem. A investigação-ação foi desenvolvida com quatro alunos e, no final da mesma, foi possível apurar que a utilização da Gravação Audiovisual se tornou benéfica na aprendizagem dos alunos.
O presente relatório elaborado sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro e sobre a unidade curricular de Metodologias de Investigação intitulado O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. As duas unidades curriculares integram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo 2021/2022. No primeiro capítulo do documento é apresentada a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Contém a contextualização histórica, caracterização escolar, projeto educativo, novas metodologias de ensino, plano anual de atividades e as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Inclui as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e caracterização da aluna e da turma. Para terminar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de uma aula realizadas em dois períodos, bem como, uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionadas. No segundo capítulo é exposto, através da unidade curricular de Metodologias de Investigação, o projeto O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. Este projeto teve como principal objetivo dar a compreender aos alunos a desconstrução das peças solo a fim de ser inserido nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi realizado uma observação direta de aulas dos alunos do curso básico música. Através da recolha de partituras, foi realizado uma análise técnica formal das obras para determinar, através do programa mencionado na disciplina de Ensemble de Guitarras, o arranjo criado estaria de acordo com as exigências técnicas dos graus em cada naipe. Um dos objetivos deste trabalho foi, através da criação de arranjos de peças a solo para ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos alunos. Assim sendo, surge os capítulos sobre Motivação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Papel do professor na Música de Câmara e Benefícios da prática da Música de Câmara. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma a música de conjunto promove as diversas aptidões, assim como, conhecer diversas estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática, bem como alguma escassez de reportório para ensemble de guitarra de acordo com as capacidades dos alunos, surge o capítulo Arranjos para Ensemble de Guitarras. Este capítulo apresenta a realização de alguns arranjos de peças a solo, que aponta debater a problemática acima mencionada. Por fim, termina com apresentação das Motivações e Limitações da Investigação, uma Reflexão da Investigação, Conclusão, toda a Bibliografia que sustenta o projeto e os Anexos que contém os arranjos criados para ensemble de guitarras.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto (Guitarra Clássica)
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra Clássica) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Guitarra.
O papel da música na aprendizagem tem sido um dos principais interesses em recentes investigações e existe um elevado grau de vantagens, por estas enunciadas, no que refere ao desenvolvimento das crianças, tanto a nível cognitivo como a nível do desenvolvimento pessoal, social e académico. Estudos neurológicos direcionam os efeitos da música para a sua dimensão espacial. A importância da agilidade que a música proporciona, ao nosso cérebro e ao nosso corpo, guia-nos para o seu sentido abstrato, pondo em perspetiva diferentes orientações: visual, auditiva e sinestésica. Sobre o estudo da música a pessoas Deficientes Auditivas, e dada a escassez de estudos sobre a relação da música e a Deficiência Auditiva em Portugal, propusemos então um estudo em que se relacione o papel da orientação que o professor de música tem de ter, e que permita uma perspetiva de sucesso e de autoestima no aluno Deficiente Auditivo, aferindo o papel do Envolvimento entre A (o Aluno Deficiente Auditivo) com B (o Professor) através de C (a Viola Dedilhada). Constatámos através da adaptação da Escala de Envolvimento da Criança (Laevers, 1994), que existiu envolvimento por parte do aluno Deficiente Auditivo, e que esse envolvimento, de acordo com a escala, se traduziu, maioritariamente aos momentos de observação, em nível 4 - “Atividade contínua com momentos intensos”; ocorrendo, só em dois momentos, se traduzir: um, em nível 5 – “Atividade intensa mantida”; e outro, em nível 3 – “Atividade mais ou menos contínua”. Verificámos também que, em vista da melhoria das metodologias de atuação docente, a inovação, em contraposição à maneira tradicional como se ensina música, se tornou numa ferramenta eficaz na gerência e no aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno Deficiente Auditivo.
O presente relatório reflecte a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde apresento a contextualização do meu estágio realizado no Grão-Ducado de Luxemburgo, a caracterização da escola e dos alunos envolvidos, as planificações e relatórios de aula, o repertório abordado e as actividades extracurriculares em que participei assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Criação de Material Didáctico Dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa. A escassez de material didáctico dedicado ao ensino de Guitarra Portuguesa, mais concretamente, material didáctico que explore a riqueza da ligação da Guitarra Portuguesa ao Fado, foi o mote para a realização desta investigação. A partir das carências detectadas no meu processo pessoal de ensino-aprendizagem musical e da análise da situação actual do ensino da Guitarra Portuguesa, pretendi desenvolver esta investigação no sentido de criar uma série de estudos e exercícios baseados nos três fados fundamentais que estão na origem desse género musical, o Fado Menor, o Fado Corrido e o Fado Mouraria, sistematizando técnicas e conceitos que possam contribuir para o alargamento do espectro do material didáctico dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa.
Pedro Cameron está entre os principais compositores brasileiros que se dedicam não só à busca de novos recursos composicionais na música erudita, mas também à união dessas características com elementos de nossa cultura nacional, tornando suas obras bastante originais e com um caráter genuinamente brasileiro. Para este trabalho, foi escolhida a obra Repentes, inspirada no repentismo nordestino e composta para violão solo como peça de concerto em 1977, um conjunto de nove pequenas peças resumindo uma boa parte das práticas pós-tonais. Sendo assim uma continuidade do trabalho A obra musical Repente de Pedro Cameron : uma análise estrutural desenvolvido em 2012 por esse mesmo autor. De início, são apresentado as definições sobre o termo "idiomatismo" e suas aplicações na música; em seguida serão levantadas informações biograficas do compositor, mostrando todo seu envolvimento inicial com a música, suas influências, principais obras e seu papel como educador, maestro, violonista e compositor; na terceira parte, além da análise estrutural de cada um dos Repentes que aborda dois aspectos: o da harmonia e o da estrutura formal, temos uma desenvolvida e minuciosa análise idiomática ressaltando os aspéctos estruturais do instrumento que influenciaram diretamente na composiçãod dos Repentes. Mostrou-se, com isso, como uma variedade de harmonias pós-tonais, incluindo técnicas seriais, harmonias quartais, pentatônicas e de tons inteiros, harmonia suspensa, tonalismo livre e atonalismo livre, se ajustou a formas tradicionais, a exemplo do binário, do ternário e do rondó. Percebeu-se também como o conhecimento do instrumento utilizado e o domínio de seus recursos idiomáticos, por parte do compositor, influenciaram sua construção composicional.
Desde há várias décadas a esta parte, muitos pedagogos têm vindo a insistir na importância da inclusão da improvisação e da composição no ensino da música. Com a difusão em massa das obras escritas em partitura, este ensino em Portugal parece ter-se afastado dessa vertente mais criativa da música. A primeira parte deste relatório descreve o estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no qual procurámos utilizar a improvisação e a composição para o ensino da guitarra e de um grupo de música de conjunto. A segunda parte apresenta a investigação e a consequente reflexão acerca do tema A Importância da Improvisação e da Composição no Ensino da Música. Após este projeto, concluímos que a capacidade criativa, seja sob a forma de improvisação ou composição estudada e escrita, é, em si mesma, significativa e de valor para a atividade de qualquer músico. Constatámos também que este trabalho possibilitou aos alunos envolvidos o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical.
O presente relatório está dividido em duas partes distintas, a primeira é sobre a prática de ensino desenvolvida durante o estágio profissional, no âmbito da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte incide no trabalho de investigação elaborado na esfera da unidade curricular: Projeto do Ensino Artístico. Na primeira parte será apresentada a escola onde o estágio teve lugar, assim como o seu meio envolvente, serão apresentadas as planificações e relatórios das aulas, os objetivos e metodologias que foram aplicadas, no final será expressada uma reflexão crítica ao dito estágio. Na segunda parte do relatório será exposto o trabalho de investigação intitulado “Avaliação da Implementação de um Programa de Exercícios em Alunos de Guitarra”, a razãodeste estudo prende-se na importância que a capacidade física e a postura tem na prevenção de lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT), e na evolução técnica de um guitarrista.
O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
O relatório que consta no presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico e encontra-se dividido em duas partes dissemelhantes. Primeiramente é apresentado o trabalho desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021, na Escola de Música São Teotónio (EMST). Estão englobadas informações sobre a EMST, o seu projeto educativo, caracterização das classes de Guitarra Clássica e de Classe de Conjunto: Orquestra de Guitarras, respetivas competências/objetivos gerais e critérios de avaliação, assim como planificação e relatórios de aulas e reflexão individual sobre esta etapa do meu percurso de aprendizagem. Na segunda parte deste ensaio escrito é apresentado um trabalho de investigação com o título A Tablatura como recurso didático no ensino básico da Guitarra Clássica. Consta de um estudo realizado com alunos de guitarra clássica, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos. Nesta investigação é realizada uma análise comparativa entre o estudo de uma obra musical para guitarra clássica apenas recorrendo á leitura em partitura e o estudo de uma segunda obra que contenha simultaneamente a leitura tanto em partitura como em tablatura. O principal objetivo desta análise é aferir de que forma é que a aprendizagem recorrendo à tablatura como um recurso didático complementar à partitura pode ser uma mais-valia para o sistema de ensino de Guitarra Clássica vigente, percecionando o grau de motivação/satisfação dos alunos envolvidos, traduzido, ou não, pela eficiência na execução das obras propostas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Área de Especialização em Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Portuguesa
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Guitarra Clássica) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização em Guitarra.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Performance.
No meio sociocultural ocidental actual, vive-se num ambiente de características multiculturais, nomeadamente no campo musical. Neste campo em específico, verifica-se um amplo leque de artefactos, articulações sonoras e linguagens musicais que não fazem parte estrutural da nossa cultura musical “histórica” e “curricularizada”, que predomina na abordagem das instituições de educação musical e de educação musical especializada. Ora, daqui podemos deduzir que há um claro défice da presença de outras culturas musicais nos conteúdos dos currículos actuais. Com base nesta premissa surge este trabalho - por considerar que a presença destas diferentes culturas no âmbito do nosso ensino musical ocidental representa um factor essencial para que os alunos construam uma base sólida de compreensão em relação à origem e significado dos processos dinâmicos, práticas e linguagens musicais que constituem o seu ambiente musical contemporâneo. Deste modo, estes poderão atingir um equilíbrio satisfatório no desenvolvimento da sua musicalidade e poderão atingir um conjunto de competências relevantes e uma integração muito mais completa e criativa no contexto musical e artístico actual. A procura pela integração sólida destes conceitos na Educação Musical num sentido amplo, obriga-nos a reflectir sobre possíveis Denominadores Comuns presentes nas várias culturas, sobre os quais poderá incidir o foco que levará ao desenvolvimento de uma metodologia de ensino adequada às condições do meio musical actual. Posto isto, este trabalho constitui um esboço metodológico para a disciplina de Música de Conjunto assente na premissa de uma sociedade multicultural, aplicando o conceito dos universais na música - os Denominadores Comuns.
Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.
Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba duas partes. A primeira parte apresenta a prática de ensino supervisionada, assim como todos os seus elementos, seja a caracterização da instituição que a acolheu seja o meio envolvente e a escola de ensino artístico de música, seja a caraterização das turmas e o plano anual das aulas. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas, quer de Instrumento quer da Classe de Conjunto. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob o tema O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no Contexto Local e Nacional e no Ensino da Guitarra Clássica que pretende analisar o festival em si mesmo, perante a comunidade e enquanto incrementador do ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica. Já que o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, a caminho da terceira edição no corrente ano de 2017, organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e no qual temos estado envolvido, surgiu pela necessidade de colmatar a falta de oferta a nível formativo para os alunos de Guitarra Clássica do Centro Cultural de Amarante e pretendeu estabelecer-se como um evento guitarrístico de referência em Portugal, nada faria mais sentido, para nós, do que tomarmos como questão condutora do estudo: Qual o impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, no contexto de aprendizagem de guitarra no Centro Cultural de Amarante e no contexto guitarrístico local e nacional? A investigação que desenvolvemos pretendeu também constituir-se como reflexão sobre o percurso do festival até agora, servindo, nomeadamente, como “barómetro” para as futuras edições e sobre o seu papel no ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica, na instituição que o acolhe.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música especialização em Guitarra.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Variante de Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Variante de Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Performance
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Guitarra) e Classe de Conjunto