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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Os Jogos de Tabuleiro são relíquias que acompanham o Homem desde as civilizações mais antigas. São produtos de recreação, educacionais e simulações de práticas socias. No decorrer dos tempos, nomeadamente na evolução da tecnológica, os Jogos de Tabuleiro tornaram-se visualmente mais complexos. Utilizando diferentes mecanismos gráficos e de interação para comunicar com o jogador. A existência de vários exemplares gráficos e visuais no objeto de estudo torna-se possível a integração como tema de projeto de trabalho na área do Design de Comunicação e Produção Audiovisual, na medida que a sua função é essencial, para que a aceitação do jogo possa ser entendida e utilizada corretamente pelos utilizadores. Deste modo, o tabuleiro de um jogo é um suporte gráfico, no qual o utilizador interage e obtém quantidades de informações digitalmente, sendo esta constituída por várias camadas de informação. O presente trabalho encontra-se divido em três fases: a fase inicial que consiste na pesquisa de referências e objetos de estudo que visibilizam o entendimento e a compreensão da área que este projeto se insere. A segunda fase procura compreender e demonstrar visualmente os elementos gráficos presentes por todo o jogo. A terceira e última fase reflete e simplifica mais uma vez o objeto de estudo, demonstrando produtos onde é possível visualizar na integra os seus atributos. O objetivo é analisar e identificar os sistemas de comunicação visual que os Jogos de Tabuleiro Interativos Digitais têm. Nesta perspetiva, pretende-se que este projeto não só proporcione uma ampla compreensão dos Jogos de Tabuleiro como objetos de design, mas também que demonstre o processo de criação e evolução de produtos gráficos.
A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular, na qual apresentou um estudo de caso, que consistiu no Design e na Gestão de Projetos, ou seja, pretendeu-se criar, um método que não só impulsionasse a produtividade da equipa, mas que demonstrasse os contributos que o design de comunicação possibilita na produção de projetos de curta duração. Pretendeu-se ainda compreender, da melhor forma o método do design criativo e avaliar se de facto, este projeto potencia e contribui para o processo do resultado final de um projeto coerente. Com isso a investigação partiu do tema que tem como ponto de partida, os projetos que foram desenvolvidos durante o contexto de estágio curricular, num atelier de design de comunicação visual, Alba Design, permitindo assim retratar uma visão mais próxima, detalhada e verídica de todo processo envolvido, desde a etapa dos primeiros esboços à implementação dos produtos finalizados. A realização do estágio teve como principal objetivo a aquisição de experiência a nível pessoal e profissional, através da realização de projetos reais e contato direto com os clientes e acima de tudo com o atelier. Para este estudo propôs-se uma metodologia de natureza mista de base qualitativa, sendo que, em simultâneo com a realização do estágio, fez-se a análise e recolha de informação sobre o tema, o qual se aplicou uma metodologia não intervencionista de base qualitativa, revisão de literatura. com base em matérias teóricas, metodologias e modelos defendidos por outros autores, publicações e experiências pessoais da autora. Para além da investigação inserida numa metodologia não-intervencionista, houve também uma investigação ativa com metodologias mistas (intervencionista e não-intervencionista) realizada em contexto de estágio no atelier ALBA Design, durante sete meses, sobre o qual se observaram e manipularam matérias relativamente ao Design de Comunicação, tendo-se - respetivamente - observado o fluxo de trabalho interno, as metodologias aplicadas e as falhas/oportunidades dentro do atelier em questão, e realizado projetos de diversas naturezas. Através da avaliação do Estado da Arte, do comportamento da agência ALBA e do Estudo de Casos, procurou-se comprovar a pertinência e importância desta área nas organizações e particulares, sejam de design ou não.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico