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O objectivo geral deste trabalho de investigação, é produzir um conjunto de informações base, com a finalidade de determinar as características e motivações dos fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda. Visando alcançar o objectivo geral acima referido, procedeu-se à sistematização dos objectivos da seguinte forma: 1º - Apresentação da amostra de empresas que fazem parte desta investigação e análise de alguns elementos relativos ao sector do pequeno negócio comercial da cidade da Guarda. 2º - Produzir um conjunto de informações acerca de quem são e determinar as principais motivações dos empresários da cidade da Guarda, permitindo conhecer quais as razões mais importantes, que levam estas pessoas a iniciarem o seu próprio negócio (análise factorial). 3º - Comparar as características pessoais, experiência profissional e motivações destes empresários de acordo com a dimensão da empresa (análise da variância).
Proveniente do ex-CDE do IPCB
Proveniente do ex-CDE do IPCB
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12743TFCPF.
O objectivo deste estudo é investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
O objectivo deste estudo é o de investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
A par das dificuldades económicas e financeiras que dominam o panorama internacional, Portugal não foge à regra, vendo a sua economia mergulhada numa crise profunda, marcada pelo elevado nível de preços das matérias-primas, com repercussões negativas ao nível da competitividade empresarial e níveis de empregabilidade. Atendendo a estas vicissitudes económicas e sociais, impera redescobrir novos modelos de negócio em área estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas. Surge assim o Turismo como elemento estratégico no desenvolvimento da economia nacional, associado a uma variedade de produtos identificados no âmbito do Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Analisando a evolução global do envelhecimento populacional, com especial destaque no território europeu, ibérico e nacional, importa saber explorar este fenómeno social enquanto fonte de oportunidades a ter em conta no design de novos modelos de negócio, associando-o às novas tendências de consumo manifestadas pelos potenciais clientes. É neste sentido, que no domínio das diferentes vertentes do turismo, onde se inclui o turismo de saúde e bem-estar, o turismo médico, o alojamento, o turismo de negócios e touring cultural e paisagístico, que o modelo de negócios proposto identifica uma solução de investimento, a ter lugar numa região deprimida do nosso país – a região da raia central, em Malcata, Concelho do Sabugal.
Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Universidade da Beira Interior
Dissertação de Doutoramento na área de História, especialidade de Arqueologia, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Universidade da Beira Interior
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Salamanca
O objectivo deste estudo é investigar as competências pessoais que são necessárias para a criação de novas empresas e para o desempenho da função empresarial. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre as competências individuais e na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional, sendo desenvolvidas hipóteses de investigação relacionadas com estes elementos. O estudo é composto por uma amostra de 481 alunos do ensino superior, que frequentam cursos relacionados com a área tecnológica e a área empresarial, sendo os dados recolhidos através de um questionário de administração directa. Os resultados obtidos indicam que, o sexo, os antecedentes familiares empreendedores e os factores designados por conceptual, necessidade de desenvolvimento pessoal e a auto-eficácia empreendedora estão relacionados de forma positiva com a formação da intenção empreendedora. Convém acrescentar que os resultados obtidos permitem também verificar, quando comparada a intenção empreendedora dos alunos a curto prazo e a médio prazo, a não existência de diferenças significativas nas variáveis. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Contém referências bibliográficas
Wind power production is uncertain. The imbalance between committed and delivered energy in pool markets leads to the increase of system costs, which must be incurred by defaulting producers, thereby decreasing their revenues. To avoid this situation, wind producers can submit their bids together with hydro resources. Then the mismatches between the predicted and supplied wind power can be used by hydro producers, turbining or pumping such differences when convenient. This study formulates the problem of hydro-wind production optimization in operation contexts of pool market. The problem is solved for a simple three-reservoir cascade case to discuss optimization results. The results show a depreciation in optimal revenues from hydro power when wind forecasting is uncertain. The depreciation is caused by an asymmetry in optimal revenues from positive and negative wind power mismatches. The problem of neutralizing the effect of forecasting uncertainty is subsequently formulated and solved for the three-reservoir case. The results are discussed to conclude the impacts of uncertainty on joint bidding in pool market contexts.