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O presente relatório caracteriza a prática docente desenvolvida no âmbito da área curricular de Prática de Ensino Supervisionada assim como o trabalho de investigação integrado no Projeto de Ensino Artístico integrados no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo dividido em duas partes. A primeira parte incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada e inclui a caracterização da escola e meio sociocultural envolvente, descrição dos alunos, planificações, matrizes de provas e critérios de avaliação bem como relatórios das aulas realizadas, concluindo com uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no processo de ensino/aprendizagem no presente ano lectivo. A segunda parte descreve a investigação efectuada sob o título O Ensino da Guitarra Portuguesa: práticas da fase inicial da aprendizagem na tradição oral versus ensino oficial em contexto de conservatório. Neste trabalho pretendemos analisar as fases iniciais da aprendizagem da guitarra portuguesa nos diversos contextos em que ela ocorre, através da sua caracterização nos ambientes tradicionais pelos processos da tradição oral ligados ao fado de Lisboa e Coimbra bem como no ensino oficial em contexto de conservatório. Esta caracterização será efectuada através de revisão da bibliografia existente e da realização de inquéritos a guitarristas actualmente em actividade. Pela recente inclusão da guitarra portuguesa nos planos de estudo oficias interessa-nos conhecer e caracterizar as fases iniciais da aprendizagem e a faixa etária correspondente aos alunos do 2º ciclo e início de 3º ciclo em ensino articulado. Por termos verificado ao longo de vários anos lectivos a falta de repertório quer escrito quer da tradição oral adaptado às características destas idades, procuramos práticas e soluções que harmonizem as exigências formais do ensino oficial com as raízes da tradição oral.
O presente relatório reflecte a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde apresento a contextualização do meu estágio realizado no Grão-Ducado de Luxemburgo, a caracterização da escola e dos alunos envolvidos, as planificações e relatórios de aula, o repertório abordado e as actividades extracurriculares em que participei assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Criação de Material Didáctico Dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa. A escassez de material didáctico dedicado ao ensino de Guitarra Portuguesa, mais concretamente, material didáctico que explore a riqueza da ligação da Guitarra Portuguesa ao Fado, foi o mote para a realização desta investigação. A partir das carências detectadas no meu processo pessoal de ensino-aprendizagem musical e da análise da situação actual do ensino da Guitarra Portuguesa, pretendi desenvolver esta investigação no sentido de criar uma série de estudos e exercícios baseados nos três fados fundamentais que estão na origem desse género musical, o Fado Menor, o Fado Corrido e o Fado Mouraria, sistematizando técnicas e conceitos que possam contribuir para o alargamento do espectro do material didáctico dedicado ao Ensino de Guitarra Portuguesa.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A parte I integra a descrição e análise do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Escola de Música do Centro Cultural Pedro Álvares Cabral de Belmonte, no ano letivo de 2020/2021. A parte II descreve o projeto de investigação realizado, que tem como objetivo principal identificar e analisar os motivos que levam os estudantes a aprender guitarra portuguesa. A literatura científica tem demonstrado que a motivação é uma força dinamizadora da aprendizagem e do rendimento escolar e que um indivíduo motivado possui um comportamento ativo e empenhado no processo de aprendizagem. A presente investigação tem por base uma metodologia de natureza descritiva suportada através da recolha de dados, com base em questionários, realizados a estudantes de guitarra portuguesa. Desta forma, foi possível identificar e compreender as motivações que levaram os participantes do estudo a escolher a guitarra portuguesa como instrumento de estudo. Os dados obtidos reforçam a importância da motivação na aprendizagem, designadamente na aprendizagem da guitarra portuguesa e na escolha do instrumento. Os resultados sugerem que os motivos que influenciaram a opção pela guitarra portuguesa foram o contacto com o instrumento na escola, as audições e as noites de fados. Os aspetos mais apelativos foram a sua “arquitetura” assim como o som/timbre. As motivações que contribuíram para a continuação e persistência do estudo deste instrumento musical são, sobretudo, motivações intrínsecas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização Guitarra Clássica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Portuguesa
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente trabalho procura debruçar-se sobre a figura de Octávio Sérgio. Sendo um dos maiores vultos vivos da guitarra e fado de Coimbra propõe-se relacionar o percurso de vida deste guitarrista com a sua produção musical. Primeiramente aborda-se, sucintamente, o estilo musical em que está inserido como forma de compreender os aspetos culturais da música que executa nomeando tambémm, várias figuras impulsionadoras da guitarra e do fado e o tempo e contexto social em que viveram. É dado um destaque especial à figura de Artur Paredes por ter sido um revolucionário da guitarra e, também, por ser a primeira grande referência de Octávio Sérgio no que toca à performance da guitarra. Assim compreende-se qual é o estilo musical em que se insere. No segundo ponto deste trabalho são expostos os aspetos biográficos que se resumem em quatro fases perfeitamente distintas. A primeira situa-se na cidade de Viseu, terra de origem do compositor, em que é explanado o contexto social e familiar, primeiras referências musicais e os primeiros passos na aprendizagem do instrumento. Na segunda fase o ingresso na Universidade de Coimbra com a interrupção castrense de 1961 a 1963. Na terceira , e mais importante, explana-se a vida artística semiprofissional de Octávio Sérgio incluindo o contacto pessoal com Artur Paredes até à morte deste, as primeiras gravações em disco como acompanhador e como solista e os mais importantes espetáculos em Portugal e no estrangeiro. Terminando este ponto, aborda-se a última fase da carreira do guitarrista a partir de 1987 quando volta para a cidade de Coimbra, onde reside atualmente, procurando-se passar pelos discos gravados e pela utilização da sua obra por parte de outros guitarristas. Na terceira parte abroda-se a obra composicional de Octávio sérgio, citando-se os discos gravados, a datação das peças e a análise de peças exemplificativas do estilo de composição do autor.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Guitarra Portuguesa
Tese de Doutoramento em Fisiologia, Universidade de Lisboa, 2004
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Guitarra Portuguesa