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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório está divido em duas partes. A primeira parte apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de formação musical, numa turma de coro do mesmo grau e na orquestra sinfónica. A segunda parte encontra-se dividida em duas secções, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental preparatória à investigação e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação apoiada numa metodologia de natureza mista com o objetivo de compreender as diferenças das perceções de ensino da disciplina de Formação Musical por parte dos professores da mesma e dos seus alunos. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) Quais os métodos que os professores de Formação Musical conhecem?; a segunda: (ii) Quais os métodos que os professores de Formação Musical utilizam?; a terceira: (iii) Quais são as estratégias que os alunos utilizam na aprendizagem musical?; a quarta (iv) Que estratégias os professores de Formação Musical utilizam para motivar os alunos para a aprendizagem?; e por ultimo: (v) Qua perceções têm os professores e os alunos relativamente às práticas pedagógicas desenvolvidas na aula de FM? A investigação baseou-se na análise do resultado dos inquéritos por questionário realizados a professores de Formação Musical e alunos da disciplina. O questionário foi contruído tendo por base entrevistas prévias e uma revisão de literatura sobre a temática em análise. O facto de termos optado por auscultar simultaneamente alunos e professores, bem como a preocupação de utilizarmos um questionário que permite aferir a opinião dessas duas categorias de respondentes relativamente às mesmas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, o que permitiu uma análise comparativa que se revelou útil para uma reflexão sobre aspetos pertinentes relacionados com a lecionação da disciplina de Formação Musical. Foi possível identificar similitudes, mas também divergências, nomeadamente sobre a perceção da motivação para a aprendizagem, sobre o reportório musical utilizado nas aulas e sobre a importância da utilização da improvisação nesse processo, pelo que os resultados obtidos podem suscitar formas de pensar e organizar o ensino da disciplina em análise.