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Dissertaçäo de Mestrado em Ciências Musicais apresentada à Faculdade de Letras
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Só se encontram em livre acesso a Nota Introdutória e a Bibliografia.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor em Música e Musicologia. Só se encontram disponíveis em livre acesso o Resumo, a Introdução e a Bibliografia.
Relatório de Estágio Profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto
O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, espelha o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2015/2016 e a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar e a primeira parte deste trabalho caracteriza todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, que recai em metodologias de estudo para uma melhor prática instrumental da flauta transversal, visa a resolução de problemas de estudo identificados nos alunos, de forma a organizar e planificar o estudo instrumental, recorrendo a diferentes metodologias de estudo. Esta segunda parte apresenta os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica na qual se baseia a implementação do projeto. A metodologia da investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio curricular no âmbito da unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada” designadamente no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum” no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”. A primeira parte remete à Prática de Ensino Supervisionada onde é feita a caracterização da escola e dos alunos, apresentadas as planificações e relatórios de aula, e no final uma conclusão ao trabalho proveniente deste ano de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o estudo intitulado “A articulação no clarinete: análise e criação de recursos didático-pedagógicos”, onde serão apresentados os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica na qual se baseia a implementação do projeto. Esta investigação foi realizada com o intuito de criar um recurso pedagógico que fosse de encontro às dificuldades apresentadas pelos alunos de música da vertente de clarinete.
O presente relatório está dividido em duas partes, a primeira parte é uma reflexão sobre a experiência e a prática profissional adquirida durante aproximadamente dez anos de serviço a lecionar viola de arco, violino e classe de conjunto. A segunda parte é um estudo de investigação com a denominação A Aprendizagem de um instrumento musical na idade adulta. Neste estudo procurámos perceber como aprende um adulto, quais as maiores dificuldades encontradas no estudo de um instrumento e as suas motivações. Depois de analisados os dados percebemos que a procura de novas aprendizagens, o enriquecimento pessoal e o gosto pela música motivam estes alunos a continuar com a sua aprendizagem ao longo da vida.
Ser músico de uma orquestra requer “qualidades artísticas, humanas e sociais particulares”, e para “músicos desprevenidos, entrar numa orquestra é frequentemente um choque” (EOF, 2016, p. 1). Estas características, aplicadas aos violinistas, vão desde aptidões técnicas relacionadas com a execução no contexto de um grupo orquestral numeroso; qualidades musicais relacionadas com audição, estilo, integração no grupo e leitura à primeira vista; qualidades comportamentais e de atitude relacionadas com as relações interpessoais entre músicos e entre as diferentes hierarquias das orquestras, da responsabilidade, profissionalismo e humildade. A estas qualidades acrescenta-se a necessidade de conhecer o funcionamento do mercado, da oferta de emprego, bem como do meio de acesso a este emprego. Estas qualidades ganham particular relevância quando se verifica uma discrepância cada vez mais acentuada entre oferta e procura de emprego nas orquestras e na tipologia dos seus contratos que se têm vindo a tornar, tendencialmente, de curta duração, segundo entidades como o I. N. E.. A oferta de emprego para violinistas de orquestra em Portugal está reduzida a cerca de dezanove contratos de longa duração a cada três anos, somando cerca de 377 candidatos. No entanto, o crescente número de orquestras de projetos em Portugal tem vindo a aumentar o número de contratos a curto prazo. Torna-se, desta forma particularmente importante um formação completa e detalhada dos potenciais músicos de orquestra. No caso português as escolas profissionais de música tentam e, até certo ponto, conseguem oferecer esta formação, dado o número e ex-alunos seus que integram as orquestras nacionais. No sentido de melhor clarificar a abrangência desta formação, este trabalho define o perfil do músico de orquestras aos níveis técnico, musical, e comportamental a partir de uma revisão bibliográfica; e, seguidamente, expõe a oferta de emprego para violinistas de orquestra em Portugal, recolhido junto das orquestras nacionais que oferecem contratos de longa duração (um ano ou superior). Finalmente, apresenta um inquérito realizado junto dos alunos finalistas de violino de cinco escolas profissionais de música que compila toda a informação recolhida. Deste processo foi possível definir o aluno de violino da escola profissional como conhecedor de grande parte das características técnicas, musicais e comportamentais inerentes à profissão de violinista de orquestra. Por outro lado, verificou-se ser um grupo de alunos pouco conscientes do que é o mercado de trabalho das orquestras portuguesas e como aceder a este mercado. Foi possível constatar que a qualidade da formação dos alunos poderá estar mais intimamente relacionada com a sua variedade de experiências do que com a duração dos seus estudos nas escolas profissionais.
O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro C do segundo grau e de Formação Musical do quarto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2015/2016. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Numa primeira parte do Relatório centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, o material didático utilizado e as grelhas de observação construídas para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) A canção tradicional contribui para o interesse e a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias utilizando as canções tradicionais da Beira Baixa como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa, a aprendizagem de competências musicais, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pelo reportório tradicional. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da instituição – Conservatório; caracterização das turmas; planificação e lecionação das aulas, recolha de dados e registos de observação; realização de três inquéritos por questionário, recolha e análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, as grelhas de observação, os resumos reflexivos e os inquéritos por questionário. Em suma, as estratégias adotadas conduziram a uma melhoria significativa das competências e dos resultados musicais dos alunos de Formação Musical, promovendo nos estudantes uma maior predisposição motivacional para aprender. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima e os hábitos de estudo.
O presente relatório descreve e reflecte a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Juntamente com este, é também apresentado um trabalho de investigação feito no âmbito da unidade curricular Projecto do Ensino Artístico. Este está dividido em duas partes. Na primeira parte, far-se-á um relato circunstanciado do estágio que decorreu no Conservatório Regional Artes do Montijo (CRAM). Esta estará dividida em várias secções onde se irá expor o contexto em que foi feito, o estágio em si e as ilações tiradas ao longo do estágio. Os programas dos conservatórios estão desactualizados e na sua maioria não dão a devida importância à música portuguesa. No sentido de ver esta situação colmatada, propõe-se, na segunda parte, realizar um inventário o mais exaustivo possível de todo o repertório português para violoncelo e piano. Após o inventário efectuou-se a sua análise e a devida catalogação no sentido de serem inseridos nos programas de violoncelo do ensino especializado da música. Esta catalogação teve em conta as competências técnicas e objectivos de cada grau. No final efectuou-se uma proposta de repertório a ser inserido no programa de violoncelo para ser entregue em instituições do ensino da música em Portugal.
O estudo de investigação, abordado neste trabalho, teve como principal objetivo perceber se a música atonal é aceite por alunos do ensino básico. Nesse sentido efetuou-se uma investigação-ação utilizando as peças 1, 2, e 5 do primeiro “Caderno de Invenções” de Cândido Lima, e colocada em prática com três alunos de níveis idênticos. O estudo de investigação está inserido no relatório de estágio que remete para o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2015-2016, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas. O presente relatório tem como principal objetivo ser um relatório reflexivo sobre toda a Prática Educativa, e está dividido em duas partes. A primeira parte incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada ocorrida Escola de Música Óscar da Siva contendo observação e reflexão de aulas, dados recolhidos acerca do Contexto educativo, refletindo toda a componente prática do estágio, com destaque para todo o trabalho realizado em contexto de sala de aula, quer a nível de aula individual como de conjunto. A segunda parte reflete o estudo de investigação.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de evidências resultantes do processo de estágio levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, com o objetivo de refletir o trabalho realizado no decorrer do ano letivo 2017/2018 junto das turmas do primeiro ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão e de Música de Câmara 5, da EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã. A fim de evidenciar a perspetiva do professor-investigador, aprendida ao longo do curso de mestrado, este relatório de estágio inclui igualmente um trabalho de investigação que decorre de interrogações surgidas aquando da realização do estágio. Trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que se debruça sobre a temática da realização de atividades de composição musical nas aulas de Música de Câmara, tendo sido desenvolvido na EPABI. Apesar de todos os avanços verificados, o desenvolvimento de atividades criativas, como a composição e a improvisação, junto de crianças e jovens é ainda um território bastante negligenciado, privilegiando-se atividades como a interpretação e a audição. Partindo da constatação desta realidade, esta investigação tem os seguintes objetivos: demonstrar que os alunos são realmente capazes de criar composições musicais e perceber qual é o nível de desenvolvimento musical que essas composições logram atingir. Assim, a partir do estudo e análise de composições musicais elaboradas em grupo, as quais foram desenvolvidas, apresentadas e gravadas em contexto de sala de aula, pretende-se mostrar o nível de desenvolvimento musical em que essas mesmas composições se situam, tendo por base o modelo em Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), sendo este o modelo que serviu de suporte teórico para a análise das composições musicais.
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Na primeira parte do relatório aborda-se o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, apresentando a caraterização da escola e meio envolvente em que o estágio foi realizado e, também, uma síntese da prática pedagógica, quer de Formação Musical, quer de Música de Conjunto, onde são incluídos os objetivos gerais, caraterização das turmas e as planificações/reflexões das aulas lecionadas, bem como uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica. A segunda parte consiste no projeto de investigação-ação implementado num grupo de alunos de 3º ano de Iniciação Musical, da Academia de Música de Santa Cecília, visando averiguar se a diversidade métrica promove, através da intermediação prática da própria investigadora/professora, uma melhoria da aprendizagem das métricas usuais binária e ternária. É apresentada a metodologia de ensino-aprendizagem aplicada nesta investigação e descrito o estudo exploratório realizado, o qual pretende apurar se as estratégias aplicadas pela investigadora, mais precisamente o desenvolvimento de atividades de sala de aula com recurso a canções e cantos rítmicos em métricas não usuais, multimétricas e/ou multitemporais, promovem a melhoria da aprendizagem ao nível das métricas usuais binária e ternária. Por fim é feita uma avaliação e reflexão dos resultados obtidos.
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2016/2017 e, por outro lado, investigação desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, a primeira parte deste trabalho, foi realizada no Conservatório Regional de Música de Vila Real e contempla todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, desde a contextualização da escola e do meio envolvente, a caracterização da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, a síntese da prática pedagógica e, por fim, uma reflexão final. Quanto ao projeto de investigação, a segunda e última parte deste trabalho, tem por base a investigação desenvolvida relativamente à temática do vibrato, mais especificamente na sua aplicação pedagógica na Flauta Transversal. Assim sendo, procurou-se entender, todos os aspetos e controvérsias que envolvem o vibrato, os principais problemas que o ensino desta técnica enfrenta bem como a melhor forma de os solucionar. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos, fundamentação teórica fazendo alusão a todos os aspetos que envolvem a temática do vibrato, mais especificamente ao seu ensino. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário, a criação de um guião de apoio a professores no ensino do vibrato, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos.
Este relatório final de mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na pática de ensino supervisionada, numa área de ensino Articulado da Música. Mas para além disso, apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte deste relatório, estará focado na prática do ensino supervisionado, iremos dar uma apresentação contextualizada do meio onde se inserem as escola, uma vez que a turma de Formação Musical, apesar de ser do Ensino Articulado é lhe ministradas aulas no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no que diz respeito à Formação Musical, e a turma de classe de conjunto (Grupo Coral) tem aulas no Conservatório Regional de Castelo Branco. Para além disso será feita também, uma caraterização social dos alunos, com os quais trabalhámos para desenvolver o estudo de caso. Ainda na primeira parte deste relatório, irá ser feita uma pequena referenciação da orientação e valores pedagógicos quer ao nível dos projetos educativos de cada escola, Conservatório Regional de Castelo Branco, bem como do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, onde fazem referência sobre a importância da utilização, experimentação e vivência musical em contexto escolar. Serão também apresentadas algumas práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano nas aulas de Formação Musical, onde a metodologia aplicada, privilegia maioritariamente a utilização da Música Pop/Rock na aquisição de conhecimentos. Para além das práticas pedagógicas ministradas na disciplina de Formação Musical, serão apresentadas algumas práticas desenvolvidas na classe de conjunto, isto é, na classe de coro. Na segunda parte será feita uma fundamentação teórica, ao nível pedagógico/musical, que de alguma forma justifique o desenvolvimento deste estudo de caso. Logo de seguida, numa terceira parte, apresentamos o estudo, sob forma de investigação, com a metodologia utilizada, onde iremos apresentar as opiniões dos alunos, quanto à maneira como foram adquiridos os conhecimentos utilizados no estudo de caso ao longo das aulas. Tentamos de algum modo demonstrar a importância na utilização de uma certa e determinada metodologia, como é a exploração da música Pop/Rock nas diferentes aprendizagens. Pretendo demonstrar, segundo a metodologia desenvolvida e a opinião dos alunos, a importância da utilização de temas musicais na disciplina de Formação Musical, temas esses mais ao gosto dos alunos.
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro G e de Formação Musical do sexto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2018/2019. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Numa primeira parte do Relatório, centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, e o material didático utilizado para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “A Tecnologia como ferramenta no desenvolvimento auditivo dos alunos de Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) Em que medida a tecnologia contribui para a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias, utilizando a tecnologia como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização de uma aplicação tecnológica chamada “Ouvido Perfeito”, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem de competências musicais, mais especificamente o ouvido intervalar e harmónico, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pela formação musical. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização da aplicação “Ouvido Perfeito” no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram planificação e lecionação das aulas, e registos de observação; fichas/testes de avaliação; realização de dois inquéritos por questionário; análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais.
O presente Relatório de Estágio reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando estruturado em duas partes distintas mas relacionadas entre si. Na primeira parte aborda-se o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada no Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, e onde constam informações relacionadas com a escola e uma síntese da prática pedagógica da disciplina de instrumento e classe de conjunto. Esta parte inicia com a caracterização do meio envolvente, da escola e dos alunos, depois apresenta as planificações e os relatórios de aulas mais pertinentes e termina com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, com o título: Leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do acordeão. Esta temática, sob a forma de uma Investigação-Ação (I-A), surge no sentido de demonstrar a relevância da implementação e desenvolvimento da leitura à primeira vista nos alunos do curso básico de acordeão. A recolha de dados foi realizada através de gravações de leituras à primeira vista antes e após a aplicação da estratégia, grelhas de avaliação dessas gravações preenchidas por um júri e questionários aos alunos que participaram ativamente nesta investigação. A metodologia aplicada e análise de resultados deste estudo, permitiu-nos concluir que a implementação da leitura à primeira vista nas aulas é bastante benéfica para o desenvolvimento dos alunos. A motivação dos alunos foi bastante evidente e os resultados quanto ao desempenho na leitura geral do reportório decorreu de uma forma muito mais natural.
O presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.
O Relatório de Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e do Projeto do Ensino de Música sendo constituído de duas partes. A primeira parte refere-se ao estágio profissional realizado na Fundação Conservatório de Música da Maia onde são descritas e analisadas aulas através de planificações, avaliações e reflexões, realizadas enquanto docente na disciplina de violoncelo e de música de câmara. Na segunda parte, apresento o Estudo de Investigação com o seguinte tema: A utilização de canções infantis portuguesas como recurso didático no ensino do violoncelo no 1º e 2º ciclos, que pretende responder aos seguintes objetivos: identificar quais as competências a desenvolver no estudo do violoncelo para alunos do 1º e 2º ciclo; identificar quais as canções infantis a utilizar como recurso para adquirir e desenvolver competências no estudo do violoncelo; analisar os resultados que os alunos obtiveram na execução instrumental das canções escolhidas. A investigação que resulta na procura de respostas para os referidos objetivos teve por base um enquadramento legal do sistema de ensino da música em Portugal. Para o projeto de investigação, foram selecionadas 42 canções, e adaptadas para o ensino do violoncelo através de uma pesquisa dos conteúdos programáticos da disciplina de violoncelo referente à Escola Artística Calouste Gulbenkian de Aveiro, onde trabalhei com 4 alunos do 1º ciclo e 6 alunos do 2º ciclo. Os resultados da minha intervenção indicam valores bastante positivos em relação à introdução da canção popular portuguesa como potenciadora de capacidades como a afinação e memorização. Desta forma a utilização da canção popular portuguesa pode ser considerada como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino e estudo do violoncelo no 1º e 2º ciclo.
O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvida junto das turmas de formação musical (4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e classe de conjunto (5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico) da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. O texto está estruturado em duas partes: 1) Prática de Ensino Supervisionada; e 2) Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar. Na primeira parte do trabalho – Prática de Ensino Supervisionada – são abordados alguns aspetos de ordem geográfica, económica, social e cultural relativas ao concelho de Castro Verde. São também apresentadas as planificações de aula, as respetivas reflexões, bem como algumas informações no sentido de contextualizar o Conservatório Regional do Baixo Alentejo e as turmas sobre as quais incidiu a Prática de Ensino Supervisionada. No final da primeira parte é ainda apresentada uma breve reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. Na segunda parte do trabalho – Ensino da Formação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma implementação holística e multidisciplinar – são apresentadas as questões de investigação, bem como os objetivos de investigação, a fundamentação teórica do estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa. Foram desenvolvidos durante este estudo as seguintes questões de investigação e objetivos: 1) como implementar uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 2) qual a eficácia e pertinência da implementação de uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 3) adaptar, criar e implementar um conjunto variado de exercícios e procedimentos didáticos potencialmente conducentes a uma experiência de ensino-aprendizagem musical alicerçada num ambiente holístico e multidisciplinar; e 4) avaliar a eficácia dos referidos exercícios e procedimentos didáticos, tendo em conta, nomeadamente, a progressão na aprendizagem e a motivação dos alunos. Apesar da amostra de alunos estudada neste trabalho ser de reduzida dimensão, não sendo, portanto, os resultados alcançados passíveis de generalização científica, os dados apurados parecem reforçar a eficácia dos procedimentos holísticos, sobretudo ao nível do estímulo da motivação e do interesse dos alunos.
A presente investigação tem como tema a aplicação de estratégias do método de Suzuki no ensino da viola d’arco: investigação-ação. Na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório da prática de ensino supervisionada efetuado no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum. A segunda parte expõe o trabalho de investigação, as estratégias apresentadas neste trabalho foram as do método de Suzuki em que o principal objetivo é perceber se as estratégias são aplicáveis aos alunos que possuem mais dificuldades numa fase inicial da aprendizagem do instrumento. A investigação recai sobre uma investigaçãoação, tendo sido as estratégias foram aplicadas a um aluno de 1º grau. Como instrumentos de recolha de dados foram realizados inquéritos por questionário a professores de viola d’arco, grelhas de observação e uma entrevista ao aluno sobre as estratégias aplicadas permitido perceber melhor os resultados das estratégias aplicadas.
Este trabalho pretende apresentar a importância do funcionamento da articulação no processo de fonação do canto, recorrendo à Técnica de Alexander como estratégia de superação de problemas detetados na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da articulação. Este relatório compreende duas partes, uma de Prática de Ensino Supervisionada e outra de investigação centrada num estudo de caso. Os registos sobre a Prática de Ensino Supervisionada retiraram-se do Dossiê de Estágio já entregue. Para se desenvolver a investigação efetuou-se a devida revisão da literatura que possibilitou o enquadramento teórico do nosso trabalho. No estudo empírico recolheram-se dados que nos permitiram compreender o alcance da utilização da Técnica Alexander para melhorar o processo de fonação do canto aperfeiçoando o mecanismo da articulação.
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta de livro de materiais pedagógicos para o primeiro grau do ensino básico para a disciplina de Formação Musical do Ensino Especializado da Música. Foi construído tendo em conta a análise de manuais já existentes no mercado, as teorias da aprendizagem musical de vários pedagogos da música e necessidades de professores e alunos da área. Este trabalho de investigação encontra-se separado em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada e a segunda à construção do livro acima mencionado. Na primeira parte são apresentadas a cidade da realização da prática supervisionada, as instituições envolvidas na mesma e as turmas com as quais o mestrando trabalhou. Serão apresentados alguns planos de aula e relatórios, através dos quais serão retiradas conclusões sobre que práticas de ensino são mais ou menos efetivas tendo em conta as turmas trabalhadas. Por sua vez, na segunda parte, encontra-se uma reflexão sobre os métodos de investigação, a forma como funciona ou deveria funcionar o ensino sob o ponto de vista de várias individualidades e, como não poderia deixar de ser, o trabalho intrínseco à criação do livro de materiais pedagógicos. Quanto à construção do livro, esta servir-se-á da análise de livros e manuais existentes, da execução e análise de um inquérito a preencher pelo máximo de indivíduos ligados à comunidade musical e na análise das teorias da aprendizagem musical de pedagogos de renome. Após a construção do livro, este será enviado a profissionais e especialistas da área a fim de ser validado. Além da realização do livro em questão, este trabalho visa promover uma reflexão sobre o sistema de ensino, nomeadamente o ensino da música. Ao longo da história, a escola foi das instituições que menos evoluiu e, salvaguardando as diferenças tecnológicas, não se notam grandes evoluções no que diz respeito ao seu funcionamento desde os últimos cinquenta anos. Deste modo, é feita uma reflexão sobre até que ponto o sistema de ensino realmente prepara os alunos para o futuro e a forma como deve funcionar num tempo em que a informação é criada a um ritmo nunca antes visto na história da humanidade. Toda essa discussão sobre a forma de como o funcionamento do ensino pode ou não estar a preparar os alunos para o futuro é transposta para a música. A reflexão deste ponto é feita no sentido de tentar entender se os conteúdos devem ser passados da forma que a tradição dita ou se, por outro lado, devem ser passados de modo a que os alunos possam evoluir de acordo com as suas capacidades e trabalho individual, fornecendo-lhes, além dos conteúdos, as ferramentas necessárias para, de acordo com o seu interesse e capacidade, poderem ir em busca de mais conhecimento, conseguindo autonomamente decidir se esse conhecimento é ou não válido. Este é o verdadeiro objetivo deste trabalho. O livro que dele resultar deve ter como base o cumprimento destes requisitos. Deste modo, espera-se a obtenção não de um livro de teoria musical nem de um livro de exercícios, mas sim um livro de materiais pedagógicos, ferramentas com as quais os alunos poderão evoluir para além da informaçãoque o livro em questão fornece.
O presente trabalho de investigação tem como tema A preparação de excertos orquestrais de trompa para provas de admissão em orquestra. Numa primeira parte do trabalho está exposto o relatório da prática supervisionada, tendo sido realizado na Academia de música de Castelo de Paiva. A segunda parte aborda todo o processo da preparação do trompista para as provas de orquestra e quais os excertos mais pedidos para trompa grave e trompa aguda. O principal objetivo desta investigação é perceber quais as estratégias que os trompistas, mais experientes e com uma carreira consolidada, aplicam no seu estudo em cada excerto de trompa aguda e trompa grave e quais os conselhos de preparação que estes dão a um candidato para as provas de orquestra. Trata-se de uma investigação descritiva em que foram elaborados como instrumentos de recolha de dados inquéritos por questionário a todos os inquiridos selecionados.
O presente relatório de estágio está dividido em duas partes. A primeira parte incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática foi realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco no ano letivo 2020/2021. A segunda parte apresenta o projeto de investigação desenvolvido, estando dividido em três secções. A primeira secção é um enquadramento temático onde é abordada a história do ensino artístico especializado e dos programas curriculares em Portugal, especialmente as Aprendizagens Essenciais relativas ao 3º grau de Formação Musical, e a história, avaliação e certificação do manual escolar. Na segunda secção foi desenvolvido o projeto apoiado por uma metodologia descritiva com o objetivo de realizar um caderno de atividades, auxiliado por um website. Na terceira secção a validação/avaliação do caderno de atividades e os respetivos resultados, seguindo-se as conclusões, referências bibliográficas, os apêndices e o anexo. As questões de investigação orientadoras deste estudo foram as seguintes: (i) Como colmatar o estudo prático auditivo de Formação Musical?; e (ii) Como ajudar os alunos a ter um estudo mais consistente? Foi desenvolvido um caderno de atividades, “Pausa e Meia”, apoiado por um website, que contem exercícios teóricos e práticos adequados ao 3º grau de Formação Musical, posteriormente estes foram apresentados a avaliadores credíveis. Os resultados apontam para uma avaliação positiva.
O presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Este encontra-se dividido em duas partes distintas. Na primeira parte é descrito o estágio curricular realizado durante o ano letivo 2020/2021, no Conservatório Regional de Castelo Branco com a turma de 2º grau da disciplina de Formação Musical e de Classe de Conjunto (Coro), constituída por alunos de 1º e 2º grau. Esta abrange a contextualização do meio em que se insere e do respetivo o conservatório, a caracterização das turmas com que se procedeu o estágio, são disponibilizadas as planificações, as reflexões e o(s) material(ais) didáticos utilizados e culmina numa reflexão final sobre a prática realizada ao longo do ano letivo. Na segunda parte é apresentado um projeto de investigação realizado, intitulado de “A multiculturalidade de géneros musicais no ensino de música em Portugal”. Este teve como pergunta de partida “qual o nível de presença da música considerada «não erudita» no ensino de música em Portugal, no séc. XXI?” e recorreu-se a uma investigação qualitativa descritiva, que teve como instrumentos de recolha de dados inquéritos por questionário aplicados a professores de música de várias disciplinas do ensino básico, secundário e superior. Em suma, através deste estudo as conclusões apontam que, embora o repertório culturalmente diversificado seja considerado benéfico para a motivação e para a formação dos estudantes de música e de o paradigma se encontrar em mutação de forma gradual, no geral, a música do contexto europeu e do género erudito continua a ser predominante no ensino de música especializado em Portugal, seguida pela tradicional e, mais ocasionalmente, pelo jazz.
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música refletindo por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 e, por outro lado, um estudo de investigação no âmbito do ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha e a primeira parte deste trabalho caracteriza todo o desenvolvimento do estágio, desde a contextualização da escola e do meio envolvente, a caracterização da aluna de instrumento e dos alunos da classe de conjunto, a síntese da prática pedagógica e, por fim, uma reflexão final. Quanto ao projeto de investigação, a segunda parte deste trabalho, tem por base a investigação desenvolvida relativamente à temática da mecanização, mais especificamente na sua aplicação pedagógica na Flauta Transversal. Esta parte consistiu em desmistificar através de pesquisa bibliográfica, todos os aspetos que estão relacionados com o conteúdo da mecanização, tais como a posição corporal, o processo de respiração (inalação, suspensão e exalação de ar), a posição do corpo em relação à flauta, o movimento dos dedos e a conexão que existe entre a posição dos dedos, a nota que se pretende ouvir e o ar necessário para tal. A metodologia utilizada foi a descritiva, tendo como instrumentos de recolha de dados um inquérito por questionário a professores de flauta transversal. Os resultados apontam para uma maior consciencialização corporal através de mecanismos de relaxamento.
O presente relatório de estágio, intitulado “Um olhar sobre a leitura rítmica: Estratégias de ensino-aprendizagem”, foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática teve lugar nas turmas de Coro, ao nível da iniciação, e do terceiro grau de Formação Musical, em regime articulado, na Academia d’Artes de Cinfães ao longo do ano letivo 2020/2021. Como projeto de Ensino Artístico foi desenvolvida e integrada no presente relatório uma investigaçãoação. As duas partes deste relatório focam-se em diferentes contextos. A primeira concentra-se no contexto da escola e na prática de ensino supervisionada, onde se disponibilizam as caracterizações do meio em questão, bem como as planificações e reflexões desta prática. A segunda parte apresenta a investigação-ação desenvolvida com a temática “Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem” e as seguintes questões de investigação: Como colmatar dificuldades de aquisição da leitura rítmica através da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem, num grupo de alunos da turma de Formação Musical do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães?; O estilo de aprendizagem individual potencia a existência de dificuldades no desenvolvimento da competência de leitura rítmica?. Tendo como objetivo responder às questões de investigação identificadas anteriormente, foram implementadas estratégias de ensino-aprendizagem recorrendo à bibliografia de pedagogos como: Dalcroze, Kodály, Orff, Willems, Suzuki, Wuytack, Swanwick e Gordon. De entre essas estratégias é possível destacar o movimento, a criação, a associação verbal e a imitação, e, por fim, foi também realizada a caracterização dos alunos quanto ao seu estilo de aprendizagem individual. Em relação à investigação, esta centrou-se na análise do resultado da implementação destas estratégias num grupo de alunos da turma do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães, propositadamente selecionados de acordo com as dificuldades verificadas em contexto de sala de aula. Necessitou-se, para tal, de efetuar a caracterização da amostra, realizar a planificação e desenvolver a prática pedagógica, recolher, analisar os dados e refletir com o intuito de construir os resultados finais. Para tal, recorreu-se aos seguintes instrumentos de investigação: reflexões da prática pedagógica; inquéritos por questionário; testes de estilo de aprendizagem; e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. Por fim, as estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos do grupo de apoio em Formação Musical, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.
A primeira parte deste relatório apresenta o trabalho desenvolvido pelo estagiário, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvido nas turmas de segundo grau de Formação Musical e Música de Conjunto-Coro A do primeiro e segundo grau do Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2019/2020. Contextualizamos a escola e o ensino e apresentamos as descrições reflexivas da prática letiva nas disciplinas de Formação Musical e Música de Conjunto- Coro, assim como as planificações de aula, recursos pedagógicos utilizados nas aulas práticas e supervisionadas e a descrição de outras atividades extracurriculares desenvolvidas durante o estágio. Na segunda parte, é apresentado o relatório do Estudo de Investigação, enquadrado na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, abordando a seguinte temática: “O Teatro Musical, como veículo de aprendizagem no Ensino de Música: Formação Musical”, desenvolvido na turma de Primeiro grau de Formação Musical do Conservatório Regional de Castelo Branco, polo de Proença-a-Nova, durante o ano letivo 2019/2020. Esta investigação incide sobre a utilização do Teatro Musical na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado de Música. A problemática que se pretendeu investigar está relacionada com o desenvolvimento de novas abordagens criativas no ensino da Formação Musical, percebendo de que forma é que o Teatro Musical, através da canção, movimento e interpretação, contribui, como recurso pedagógico na implementação de estratégias, para promover competências, interesse e motivação na aprendizagem musical. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, os inquéritos por questionário aplicados aos alunos, os resumos reflexivos das aulas e as grelhas de observação de aula, produzidas através das observações diretas registadas na sala de aula. De acordo com as evidências apresentadas ao longo do estudo, as estratégias adotadas revelam uma melhoria significativa das competências e conhecimentos musicais dos alunos, contribuindo positivamente para a sua motivação e interesse na exploração dos conteúdos musicais. Neste sentido, entendemos que os resultados obtidos ao longo do estudo, revelam que a aplicação prática do Teatro Musical nas aulas de Formação Musical pode ser um recurso pedagógico bastante significativo, melhorando substancialmente a aquisição de conhecimentos, o interesse e motivação para a aprendizagem musical.
O presente relatório de estágio é constituído por duas partes. Na primeira apresentam-se os registos da prática de ensino supervisionada efetuada na Escola de Música do Colégio Moderno. A segunda consiste no projeto de investigação, onde se identificam as diferentes abordagens no início do estudo de piano, com o tema: Iniciação ao estudo do piano - diferentes abordagens. Em Portugal, temos um foco do ensino artístico assente em escolas de ensino especializado, como é o caso dos conservatórios de música. O ensino do piano é uma das disciplinas mais procuradas nesses mesmos estabelecimentos, sendo necessário dar resposta à procura existente. Logo, existe um número elevado de professores de piano com características, ideologias e tradições diferentes, o que resulta em metodologias de ensino diferentes. Não existindo um programa padronizado para todas as escolas de música do país, cabe a estas escolherem o seu programa pedagógico. Assim, pretendeu-se investigar as diferenças existentes nas escolhas dos professores no período da iniciação ao estudo do piano, tanto a nível do material pedagógico utilizado, como aos parâmetros de aprendizagem a que dão mais importância.
O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Classe de Conjunto, desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Dão, situado em Santa Comba Dão. A primeira parte deste Relatório é focada na Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2021/2022, onde foi feita a contextualização da escola, do meio e das turmas de estágio. São apresentadas planificações e reflexões das aulas ao longo do ano letivo das duas turmas de estágio e os respetivos sumários. Na segunda parte, é apresentado um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada com o tema:” Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva: um Estudo de caso aplicado a uma turma de 3ºgrau ”. As questões de investigação orientadoras da investigação foram as seguintes: - Por que é que os alunos têm tanta dificuldade de escrever aquilo que ouvem? - Que estratégias podemos utilizar para melhorar as competências dos alunos na realização dos ditados melódicos? A investigação baseou-se, na aplicação de estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na realização dos ditados melódicos. Para analisar os resultados, criaram-se os seguintes instrumentos de recolha de informação: Grelhas de observação, um inquérito por questionário aos alunos após a implementação das estratégias, dois testes de avaliação (um aplicado antes e outro aplicado depois da implementação das estratégias). Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, ao tipo de estratégias aplicadas, principalmente com foco nos jogos musicais, sendo um fator de motivação para o estudo e aprendizagem da Formação Musical É importante salientar que, a longo prazo, seria necessário realizar uma maior investigação, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.
O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
O presente relatório de estágio, dividido em três partes, reúne o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2020/2021 e a investigação referente à Filarmónica Recreativa Eradense. A primeira parte do relatório apresenta o desenvolvimento do estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no Conservatório Regional de Música da Covilhã̃ . Na segunda parte, apresentamos a metodologia escolhida para a realização do estudo – Estudo de Caso com o tema: “Filarmónica Recreativa Eradense – Aspetos Culturais, Sociais e Educacionais”. Apresentam-se também os instrumentos utilizados para a recolha de dados que foram a entrevista, a análise documental e o inquérito por questionário. Posteriormente, analisam-se os princípios básicos do associativismo, da animação sociocultural, da importância da música na animação e da importância e evolução das Bandas Filarmónicas em Portugal. Com o cruzamento dos vários dados da investigação pode-se verificar o funcionamento da Filarmónica Recreativa Eradense e as suas características enquanto sujeito cultural, social e educacional.
O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Instrumento (Acordeão) e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e encontra-se divido em duas partes distintas, mas relacionadas entre si. A primeira parte aborda o trabalho referente à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório de Música David Sousa (Figueira da Foz e Pombal). Inicialmente, é feita uma caracterização do meio envolvente, do conservatório e dos alunos de Acordeão (acordeão solo e classe de conjunto). De seguida, são apresentadas as planificações e respetivos relatórios das aulas. Por fim, é feita uma reflexão crítica de todo o trabalho realizado ao longo do estágio. A segunda parte corresponde ao trabalho de investigação desenvolvido com o título “Estratégias de memorização aplicadas no ensino-aprendizagem do acordeão”. O estudo pretendeu aplicar e desenvolver estratégias de memorização, de forma a que os alunos adquirissem um método de estudo adequado no que diz respeito à memorização de repertório. A investigação assume um carácter de investigação-ação num plano predominantemente qualitativo, embora com recurso a alguns aspetos quantitativos. Os recursos que suportaram a intervenção foram partituras musicais não trabalhadas pelos alunos. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram inquéritos por entrevista aos alunos, inquérito por questionário a docentes de acordeão, observação direta, com recurso a notas de campo, grelhas de observação e avaliação. As estratégias utilizadas apontam para resultados de memorização bastante positivos na medida em que os alunos adquiriram conhecimentos e capacidades para desenvolverem um método de estudo adequado relativamente à memorização de repertório.
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtençãp do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento Violoncelo e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Violoncelo) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Contrabaixo) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Canto) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompa) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
Contém ref. bibliográficas