Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Violoncelo) e Classe de Conjunto
O Relatório de Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e do Projeto do Ensino de Música sendo constituído de duas partes. A primeira parte refere-se ao estágio profissional realizado na Fundação Conservatório de Música da Maia onde são descritas e analisadas aulas através de planificações, avaliações e reflexões, realizadas enquanto docente na disciplina de violoncelo e de música de câmara. Na segunda parte, apresento o Estudo de Investigação com o seguinte tema: A utilização de canções infantis portuguesas como recurso didático no ensino do violoncelo no 1º e 2º ciclos, que pretende responder aos seguintes objetivos: identificar quais as competências a desenvolver no estudo do violoncelo para alunos do 1º e 2º ciclo; identificar quais as canções infantis a utilizar como recurso para adquirir e desenvolver competências no estudo do violoncelo; analisar os resultados que os alunos obtiveram na execução instrumental das canções escolhidas. A investigação que resulta na procura de respostas para os referidos objetivos teve por base um enquadramento legal do sistema de ensino da música em Portugal. Para o projeto de investigação, foram selecionadas 42 canções, e adaptadas para o ensino do violoncelo através de uma pesquisa dos conteúdos programáticos da disciplina de violoncelo referente à Escola Artística Calouste Gulbenkian de Aveiro, onde trabalhei com 4 alunos do 1º ciclo e 6 alunos do 2º ciclo. Os resultados da minha intervenção indicam valores bastante positivos em relação à introdução da canção popular portuguesa como potenciadora de capacidades como a afinação e memorização. Desta forma a utilização da canção popular portuguesa pode ser considerada como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino e estudo do violoncelo no 1º e 2º ciclo.