Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente relatório consta de duas partes. A primeira é uma reflexão sobre a experiência adquirida durante os meus anos de vida docente a lecionar as disciplinas de piano e prática de conjunto. A segunda consiste num projeto de investigação que desenvolvi durante o ano letivo 2016-2017 sob o título Estratégias construtivistas no processo de ensino–aprendizagem do Piano. O projeto pretendeu identificar estratégias construtivistas pertinentes para o ensino e a aprendizagem do Piano, baseadas na teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e a sua aplicação a nível prático tendo como base a investigação sobre Aprendizagem simultânea de Paul Harris. De forma específica pretendi desenvolver o conceito de audiação num grupo de alunos através de exercícios preparatórios à abordagem de uma peça, um trabalho pedagógico antes de entregar fisicamente a partitura da peça ao aluno. Tendo lecionado durante 9 anos no Reino Unido constatei que as metodologias de ensino eram diferentes das de Portugal em vários aspetos mas, principalmente, no tipo de músico que se pretende formar. Considero a metodologia britânica mais ligada às mais recentes pesquisas sobre aprendizagem em geral e sobre aprendizagem musical em particular, pelo que surgiu a ideia de aplicar várias dessas metodologias na minha atividade docente em Portugal.