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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Violino) e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Academia de Música de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui na segunda parte um projeto cujo objetivos investigativos são aprofundar conhecimento sobre o Método Suzuki e o El Sistema, e identificar e analisar os resultados da prática de Música de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal do aluno. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista de Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e principalmente de conjunto. Assim foi realizada uma investigação descritiva que visa analisar e comparar o efeito das Aulas de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados do Método Suzuki e do El Sistema. Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, transmitindo perceções de quem aprendeu ou ensina sob o Método Suzuki e/ou El Sistema. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que parecem indicar que existem benefícios no desenvolvimento dos alunos num ensino que inclua a prática regular de Aulas de Conjunto e que o Método Suzuki e o El Sistema partilham alguns princípios em comum para que se reúnam tais resultados.