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No desenvolvimento deste estudo aplicaram-se diversas metodologias de calculo tais como dias disponíveis, reacção das alfaias, características de tracção do tractor, capacidades reais de trabalho e custos horários. Estas, aliadas aos meios informáticos actuais, transformam-se em ferramentas extremamente úteis e eficazes no dimensionamento de um parque de máquinas. Elaborou-se um programa informático em linguagem FORTRAN que contempla a metodologia de cálculo do dimensionamento do parque de máquinas, a qual designamos de S.O.M.A. (Selecção Optimização Maquinaria Agrícola). O S.O.M.A. é constituído por 4 subprogramas, não tendo os seus resultados ligação directa aplicada entre si. No entanto esses resultados convergem todos para a concretizarão do objectivo principal, que é a selecção da máquina/alfaia que melhor sirva uma determinada situação. Realizou-se um ensaio de campo numa parcela de 2.4 hectares da Escola Superior Agrária de Castelo Branco em que foram acompanhadas várias operações culturais, com o objectivo de comparação dos resultados observados com os simulados pelo programa S.O.M.A. Dos registos efectuados, o cálculo dos dias disponíveis apresenta o maior erro relativamente aos valores observados; nos restantes métodos parcelares de cálculo o erro verificado é mínimo, o que traduz a validade desta metodologia como ferramenta útil no dimensionamento do parque de máquinas.
A criatividade, uma qualidade que vem sendo revalorizada, principalmente no âmbito da formação de equipes de trabalho trabalho, mostra-se ainda como um ponto de tensão no campo do design. Ao mesmo tempo em que é entendida como elemento fundamental para os processos de design, a criatividade ainda é mistificada pela maior parte dos designers como algo indecifrável e inatingível. Assim, este artigo faz uma aproximação entre a concepção jungiana sobre criatividade, advinda da área da psicologia, e os processos de design. Somando-se a isso, são destacadas algumas ferramentas e técnicas sobre criatividade, as quais podem contribuir com a atividade do designer.