Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

59 records were found.

Possui adenda com 15 p. e ISBN: 972-51-0252-5
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Este trabalho de investigação tem como objetivo a elaboração de um compêndio de técnica vocal coral, que possa ser usado por todo o tipo de coros. A criação deste compêndio provém da constatação de um problema: a inexistência de um compêndio, manual ou guia de aquecimento vocal em português a que os maestros ou diretores de coros possam recorrer. O compêndio foi construído com base em manuais e guias de aquecimento vocal já existentes, embora noutras línguas, complementado pela criação de novos exercícios. Está distribuído e organizado pelos diferentes tipos de vozes: Vozes iguais (femininas, masculinas ou infantis) e vozes mistas. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada, onde é apresentada a cidade da realização da prática de ensino supervisionada, as instituições envolvidas na mesma e as turmas de trabalho, acompanhados de alguns planos e reflexões de aula. Por sua vez, a segunda parte é direcionada à técnica vocal coral, sendo referidos não só aspetos relevantes aos ensaios, maestros, a voz humana e a prática coral como também a análise dos programas de Coro existentes e dos inquéritos realizados na prática de ensino supervisionada. Nesta segunda parte é apresentada a proposta de Compêndio de técnica vocal Coral, acompanhada da sua validação por parte de profissionais da área.
Dissertação de mestrado em cuidados paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Doutora Ângela Sofia Lopes Simões.
A técnica vocal compreende todos os aspetos importantes para um bom desempenho coral. São aspetos como o fraseado, a musicalidade ou até as dinâmicas, que podem e devem não só ser trabalhados durante o aquecimento vocal, mas também a qualquer momento do ensaio, sempre que o diretor considerar pertinente. Nesta medida, este trabalho de investigação incide sobre a influência que esta tem na prática coral, focando-se em duas partes: a análise do aquecimento vocal e da sua estrutura e a análise da aplicação do aquecimento vocal nas aulas de coro dos alunos do Ensino Especializado da Música, através de um questionário realizado com o objetivo de compreender a sua opinião sobre a implementação do aquecimento vocal nas aulas de Coro, bem como de verificar se adquiriram ou não conhecimentos relativamente ao tema.
Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.