Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Este trabalho de investigação tem como objetivo a elaboração de um compêndio de técnica vocal coral, que possa ser usado por todo o tipo de coros. A criação deste compêndio provém da constatação de um problema: a inexistência de um compêndio, manual ou guia de aquecimento vocal em português a que os maestros ou diretores de coros possam recorrer. O compêndio foi construído com base em manuais e guias de aquecimento vocal já existentes, embora noutras línguas, complementado pela criação de novos exercícios. Está distribuído e organizado pelos diferentes tipos de vozes: Vozes iguais (femininas, masculinas ou infantis) e vozes mistas. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada, onde é apresentada a cidade da realização da prática de ensino supervisionada, as instituições envolvidas na mesma e as turmas de trabalho, acompanhados de alguns planos e reflexões de aula. Por sua vez, a segunda parte é direcionada à técnica vocal coral, sendo referidos não só aspetos relevantes aos ensaios, maestros, a voz humana e a prática coral como também a análise dos programas de Coro existentes e dos inquéritos realizados na prática de ensino supervisionada. Nesta segunda parte é apresentada a proposta de Compêndio de técnica vocal Coral, acompanhada da sua validação por parte de profissionais da área.
A técnica vocal compreende todos os aspetos importantes para um bom desempenho coral. São aspetos como o fraseado, a musicalidade ou até as dinâmicas, que podem e devem não só ser trabalhados durante o aquecimento vocal, mas também a qualquer momento do ensaio, sempre que o diretor considerar pertinente. Nesta medida, este trabalho de investigação incide sobre a influência que esta tem na prática coral, focando-se em duas partes: a análise do aquecimento vocal e da sua estrutura e a análise da aplicação do aquecimento vocal nas aulas de coro dos alunos do Ensino Especializado da Música, através de um questionário realizado com o objetivo de compreender a sua opinião sobre a implementação do aquecimento vocal nas aulas de Coro, bem como de verificar se adquiriram ou não conhecimentos relativamente ao tema.