Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29613TFCEV.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor.
O estudo incidiu na avaliação do perfil psicomotor e posterior a um indivíduo de 20 anos, do género masculino, com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora (BPM) para identificar o perfil psicomotor do indivíduo e que nos permitiu a determinação dos fatores psicomotores mais fracos. Posteriormente realizaram-se 12 sessões de hipoterapia, com incidência nos fatores psicomotores que se apresentaram mais fracos. Após a intervenção programada, procedeu-se a uma nova avaliação do indivíduo, o que nos permitiu interpretar a evolução do perfil psicomotor. Em traços conclusivos, o indivíduo na avaliação inicial apresentou um perfil psicomotor dispráxico (satisfatório) e após a implementação das sessões de hipoterapia, verificou-se evolução para um perfil psicomotor eupráxico (normal), o que nos sugere mais um contributo deste tipo de metodologia de intervenção em coletivos com PEA ou mesmo com distúrbios emocionais e comportamentais, contribuindo para a promoção da sua inclusão social.