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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música.
O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
A primeira parte deste documento consta de um Relato rio de Esta gio no a mbito da disciplina de Formaça o Musical, enquadrada na unidade curricular de Pra tica de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Mu sica de Almada, centrando-se o relato rio na contextualizaça o da escola e do seu modelo de ensino, descriça o das pra ticas educativas e breve reflexa o crí tica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte do documento apresenta um Estudo de Investigaça o realizado no a mbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artí stico. Neste, partiu-se da criaça o de um material dida tico e lu dico para a iniciaça o a leitura musical, concebido como jogo de utilizaça o aberta, com vista a aplicaça o e experimentaça o em contexto escolar – o LerAoCubo. Foi intença o que o material contivesse, na sua ge nese, as qualidades de versatilidade e de ludicidade. A qualidade de versatilidade pretende trazer a possibilidade de reutilizaça o do material e da utilizaça o do mesmo para va rios fins, reduzindo assim o seu impacto ambiental. A qualidade de ludicidade pretende, a trave s do jogo e do riso, envolver a criança no processo de aprendizagem, permitindo que se crie um ví nculo com o material. O jogo foi utilizado e experimentado em contexto de aula por um conjunto de alunos e professores, com o objetivo de aferir a sua efica cia pedago gica e de observar a recetividade dos alunos, que registaram a sua experie ncia numa entrevista, posteriormente analisada.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física - Motricidade Infantil.
Os hábitos alimentares de uma população estão diretamente relacionados com a saúde, bem estar e constituição física dessa mesma população. Embora em Portugal se observe um predomínio da dieta mediterrânica, os hábitos alimentares variam entre populações e entre famílias de uma determinada população, dependendo da tradição, da cultura, da educação e do rendimento das famílias. Contudo, ao longo do período de frequência do ensino superior, os alunos vão alterando os hábitos alimentares que predominam em ambiente doméstico. Tendo em consideração que a Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA/IPCB) tem em funcionamento o curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (NHQA), procurou-se, através deste estudo, caracterizar os hábitos alimentares dos alunos da ESA/IPCB em ambiente doméstico, de modo a, numa fase posterior, avaliar a alteração de hábitos alimentares no final da frequência do ensino superior. Para tal realizou-se um questionário dirigido aos alunos, que decorreu na 2ª feira e 3ª feira, sobre a alimentação realizada em casa da família, no sábado anterior. Do conjunto de resultados obtidos, 171 questionários válidos, podemos concluir que a maioria dos alunos da ESA/IPCB, em ambiente familiar, faz as quatro refeições tradicionais - pequeno almoço, almoço, lanche e jantar. Contudo verifica-se que 15% dos alunos não tomaram pequeno almoço e 30% não lancharam. Observou-se um baixo consumo de sopa, apenas 38% dos alunos comeram sopa ao jantar e 16% dos alunos comeram sopa almoço, assim como baixo consumo de vegetais e fruta, o que indicia um afastamento da dieta mediterrânica.