Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto – espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2019/2020 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico onde se desenvolveu uma investigação. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte em que se relata o caminho percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Profissional Artística do Alto Minho, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática. Esta primeira parte termina com uma reflexão final. A segunda parte do relatório é dedicada à investigação que tem como base a gestão do tempo de estudo na prática violinística e na qual se aplicou a Técnica Pomodoro no estudo individual. O tema da produtividade e da gestão do tempo no trabalho e no estudo tem se tornado cada vez mais popular. Cada vez mais se torna necessário fazer mais em menos tempo, e o mesmo se aplica aos alunos do ensino artístico especializado. Por isso, para além de, por base, ser essencial adotar hábitos e estratégias de estudo eficazes inerentes à prática instrumental, a aplicação de técnicas de produtividade e de gestão de tempo pode ser uma mais-valia para a rentabilização do tempo reduzido que os alunos dispõem para estudar. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição da problemática e objetivos, e fundamentação teórica fazendo alusão a alguns dos principais pedagogos do violino no século XX e à Técnica Pomodoro. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na observação direta, avaliação e recolha de dados recorrendo a grelhas de observação, entrevistas, registos diários de estudo baseados na Técnica Pomodoro e respetivo tratamento dos dados recolhidos.