Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
O projeto que se propõe a desenvolver tem como principal objetivo a reflexão e importância das características da fotografia de produto e como estas condicionam as decisões na parte comunicativa no design gráfico. Centra-se na criação de fotografias de produto no setor alimentar no âmbito da empresa Inovcluster, e pretende-se com o decorrer do projeto que os resultados respeitem essas mesmas características e que respondam às suas intersecções no suporte gráfico. Esta investigação tem como fim conhecer, recolher, analisar e refletir sobre a possível integração entre a fotografia e a comunicação no Design Gráfico, e também desenvolver soluções válidas para o mesmo. O projeto consiste numa temática preponderante, dirigindo-se especificamente à fotografia de produtos alimentares, ao design gráfico e à comunicação entre os mesmos. É uma temática que desafia toda uma investigação no decorrer do período do projeto no âmbito da Inovcluster, onde se pretende adquirir, recolher conhecimento e informação com intuito de contribuir para a investigação. No caso do projeto em questão a metodologia mais apropriada para a obtenção de resultados é a metodologia mista : metodologia intervencionista e não intervencionista qualitativa. Espera-se que os resultados obtidos após a investigação, sejam claros e objetivos e contribuam sobretudo para o conhecimento dos profissionais da área, estudantes de design e outros relacionados com a mesma, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre a mesma temática. Mesmo não existindo uma fórmula ou regra de gestão gráfica no espaço bidimensional, foi possível validar ao longo de todo o projeto que é possível conjugar e criar uma comunicação coesa de produtos alimentares que correspondam aos suportes propostos desde que estes sigam uma metodologia lógica dos conceitos do design, adequada a cada suporte gráfico e ao formato de cada fotografia. Só assim é possivel criar uma composição harmoniosa entre o texto e imagem.