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Contém referências bibliográficas
Descrição baseada em: Nº 6 (Jul. 1989)-
Nos últimos anos tem-se assistido a um interesse considerável no desenvolvimento de atletas tomando a noção de preparação desportiva a longo prazo (PDLP) como ferramenta essencial de planeamento. Parece estar a assistir-se a quebra de recordes mundiais por parte de nadadores que apresentam idades cada vez mais avançadas. Não obstante esta constatação, a investigação nesta matéria permanece escassa. Neste estudo pretende-se verificar uma possível tendência de aumento da longevidade de atletas de nível internacional, mais concretamente proceder a uma análise retrospetiva da idade dos recordistas mundiais, tendo-se selecionado para o efeito o estilo Costas no setor Masculino.
Sumário O acompanhamento da preparação desportiva a longo prazo (PDLP) por parte dos treinadores, em função de etapas específicas de maturação de estruturas que suportam a performance, potencia as possibilidades dos atletas maximizarem as suas prestações desportivas. Deste modo, a PDLP pode ser entendida como uma abordagem de planeamento de treino centrada nas questões de crescimento e desenvolvimento do atleta, promovendo a longevidade no seu rendimento. A Federação Portuguesa de Natação (FPN) concebeu um modelo PDLP enquadrado no plano estratégico 2014-2024 (Marinho, Machado, & Silva, 2016). Após três anos de implementação, importa avaliar o seu impacto e recetividade por parte da comunidade técnica. Para o efeito, propomos avaliar a perceção dos agentes desportivos face ao modelo PDLP implementado pela FPN, bem como a sua perceção sobre a importância dos domínios de avaliação de nadadores de diferentes escalões de formação. Adicionalmente, pretende-se avaliar a perceção que os atletas têm da eficácia interventiva dos seus treinadores.
The aim of this study was to analyze the association between coaches’ experience and their perceptions on the implementation of a long-term athletic development (LTAD) model created in 2016 by the Portuguese Swimming Federation. Eighty-six swimming coaches were assembled in groups according to their experience level: “novice” (n = 24), “intermediate” (n = 26), and “experienced” (n = 36), and they answered a questionnaire with the following items: (i) awareness of the existing model (ii) acceptance (iii) usefulness for practice, and (iv) implementation of this model by their peers. Regardless of experience, ~67% of the coaches were aware of the model. Among those, a large number showed acceptance (~95%) and confidence in its usefulness (~83%) for their daily practice. Most coaches (92%) showed concerns about the fact that their peers do not respect the model frameworks, declaring the search for their swimmers’ immediate success (~58%) as the main cause for such behavior. The results also showed an association between experience and knowledge about the model’s existence [χ2 (2) = 10.223, p < 0.01, V = 0.345], and experienced coaches exhibited better knowledge than their intermediate [χ2 (2) = 9.555, p < 0.01, V = 0.393] or novice [χ2 (2) = 5.926, p = 0.02, V = 0.314] counterparts. While there was an association between the coaches’ experience and knowledge about the LTAD model’s existence, this situation does not seem to influence the way coaches accept and understand the usefulness of the model for their daily practice.