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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Trabalho de projecto a ser apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Musical no Ensino Básico
O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de evidências resultantes do processo de estágio levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, com o objetivo de refletir o trabalho realizado no decorrer do ano letivo 2017/2018 junto das turmas do primeiro ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão e de Música de Câmara 5, da EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã. A fim de evidenciar a perspetiva do professor-investigador, aprendida ao longo do curso de mestrado, este relatório de estágio inclui igualmente um trabalho de investigação que decorre de interrogações surgidas aquando da realização do estágio. Trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que se debruça sobre a temática da realização de atividades de composição musical nas aulas de Música de Câmara, tendo sido desenvolvido na EPABI. Apesar de todos os avanços verificados, o desenvolvimento de atividades criativas, como a composição e a improvisação, junto de crianças e jovens é ainda um território bastante negligenciado, privilegiando-se atividades como a interpretação e a audição. Partindo da constatação desta realidade, esta investigação tem os seguintes objetivos: demonstrar que os alunos são realmente capazes de criar composições musicais e perceber qual é o nível de desenvolvimento musical que essas composições logram atingir. Assim, a partir do estudo e análise de composições musicais elaboradas em grupo, as quais foram desenvolvidas, apresentadas e gravadas em contexto de sala de aula, pretende-se mostrar o nível de desenvolvimento musical em que essas mesmas composições se situam, tendo por base o modelo em Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), sendo este o modelo que serviu de suporte teórico para a análise das composições musicais.