Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre - especialização em Viola de Arco
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre - especialização em Viola de Arco
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música – especialização em Viola de Arco.
O presente relatório de estágio aborda a importância do desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista nos instrumentos de cordas friccionadas, de forma metódica e através da orientação de um professor, como ferramenta essencial à prática de tocar em orquestra e do seu repertório, sendo a investigação desta temática realizada através do estudo da classe de conjunto de Leitura de Partituras da Escola de Música do Conservatório Nacional
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas reflexões de aulas observadas, e planificações e reflexões de aulas leccionadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras actividades realizadas na SAMP, assim como com uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Em relação à unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projecto cujo objectivo principal foi a criação de um Guia de Estratégias que contempla actividades para a aprendizagem de conteúdos harmónicos, na disciplina de Formação Musical, no 2º ciclo, com base na audição de obras do século XVIII. A fim de fundamentar teoricamente a escolha das estratégias, assim como perceber a importância que os momentos de escuta musical têm nesta fase da aprendizagem, foi feita uma pesquisa em torno de diversos autores, como Gordon, Swanwick, Willems, Ramaeu, Schoenberg, entre outros. Trata-se de uma investigação-acção que visa compreender se os momentos de escuta musical ajudam os alunos durante a aprendizagem de conteúdos teóricos relacionados com harmonia. O guia foi aplicado por sete professores durante seis semanas. Antes e depois da aplicação do guia foram realizados inquéritos por questionário a professores e alunos de Formação Musical, do 2º ciclo. Por último foram retiradas as conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspectos positivos da investigação realizada.
Esta memoria está dividida en dos secciones, por un lado, el dossier de las Prácticas Docentes Supervisadas, por otro, el trabajo de investigación desarrollado en el ámbito de la asignatura de Proyecto de Enseñanzas Artísticas. En la primera parte de la memoria se describe el trabajo docente desarrollado en las clases de violonchelo y clases colectivas en el Conservatório Regional de Castelo Branco durante el curso lectivo de 2017/2018, concluyendo con una reflexión crítica sobre la docencia. En la segunda parte se presenta el trabajo de investigación-acción desarrollado con la clase de violoncelo con la intención de estudiar los beneficios del yoga y la meditación en el aprendizaje de un instrumento musical y en el manejo de los problemas inherentes, como trastornos musculoesqueléticos y ansiedad escénica, a los estudiantes de música. Se pretende que los resultados ayuden a entender y mejorar la práctica docente, alejando las enseñanzas musicales del sufrimiento psíquico, emocional y físico que a veces los músicos padecen. Durante el periodo de investigación se recogieron datos de la implicación en el aprendizaje, la ansiedad estado y la ansiedad escénica de los participantes, y se implementó un programa de yoga y meditación que acompañó al alumnado de la clase de violonchelo durante casi todo el curso lectivo. Al finalizar el programa se recogieron nuevamente los datos y se solicitó a los participantes un relato personal sobre su experiencia con el programa. El análisis de los datos recogido mostró mejoras significativas tanto en la implicación de los alumnos en las actividades, como en su bienestar emocional, al mismo tiempo que se redujeron los niveles de ansiedad estado y de la ansiedad escénica musical. Se puede concluir que el yoga y la meditación, como complemento de la formación de los estudiantes de música, puede ayudar a mejorar su aprendizaje y desarrollar herramientas de afrontamiento para los problemas que cohabitan con la profesión del músico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Clarinete) e Classe de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Violoncelo) e Música de Conjunto